MEC estende Inscrições do Sisu 2021 até próxima quarta 14

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

E como todos sabem, as polêmicas não param, como se já não bastasse a confusão com as notas do Enem 2020, dessa vez fomos pegos de surpresa pela alteração nas datas de inscrições do sisu 2021, resultado e manifestação de interesse na lista de espera em anúncio oficial do Ministério da Educação (MEC).

 

Mas e agora dá para fazer as inscrições do Sisu 2021 até quando? 

 

 

O sistema deveria se encerrar no dia 09 de Abril, às 23:59 mas devido às fortes pressões dos estudantes com a tal história da Dupla Classificação ou Nota Fantasma, a possibilidade foi estendida para até o dia 14 de Abril, próxima quarta-feira, assim como a data de resultado da chamada regular, arrastada para o dia 16 de Abril e ainda para aqueles que não forem chamada na primeira lista, e desejam manifestar interesse na segunda chamada só poderão fazê-lo entre os dias 16 e 23 de Abril.

 

E só para você não se perder, a nova agenda ficou assim: 

 

Inscrições: Até o dia 14 de Abril 

Resultado: 16 de Abril 

Matrículas: 19 a 23 de Abril 

Lista de Espera: 16 a 23 de Abril

 

Tá, mas o que diacho é Nota Fantasma? A gente te explica a polêmica desde o início! 

 

Depois da primeira atualização da plataforma Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no dia 07 de Abril, os estudantes se deparam com notas absurdas na classificação dos cursos disponibilizados para ingresso no ano letivo de 2021.

 

> Confira a quantidade de vaga de medicina disponível na sua região <

 

E o que pode ter causado isso? Desde a implantação do método de computação das duas opções de curso ou Dupla Classificação, a fim de tornar o processo mais transparente, segundo o ex Ministro da Educação, Abraham Weintraub, sem aviso prévio no ano passado, o barraco pelos estudantes estava armado. 

 

 

E esse ano a coisa degringolou de vez a ponto de pressionar os órgãos responsáveis, incluindo deputados, a mudarem todo o cronograma já postado no Diário Oficial da União

 

Ainda não expliquei como funciona esse bendito método, né? Vamos lá! 

 

O Sistema de Seleção Unificada classifica e seleciona estudantes de todo o Brasil para ocuparem vagas em IES públicas e estaduais através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. 

 

Com o resultado do exame, o estudante se inscreve e aguarda que o sistema compute para avaliar a classificação dentro dos 4 dias de prazo para fazer alterações no local onde deseja estudar e curso, tendo 2 opções. 

 

Antes apenas a primeira era válida para computação, agora as duas são levadas em conta e isso interfere diretamente nas notas que os estudantes acompanham até decidirem o caminho para a vaga ideal e universidade que deseja. 

 

Isso é o que se chama de Nota Fantasma! 

 

Mas segura as pontas que ninguém solta a mão de ninguém!

 

Sei que não têm sido dias fáceis mas dá para relaxar um pouco? 

As alterações feitas não interferem de forma alguma na possibilidade de conseguir a tão sonhada vaga médica. Tá bem?

 

E agora que o prazo se estendeu, fica ligadinho nas novidades nas nossas redes sociais e informações que vão te ajudar a fazer a escolha certa no Sisu 2021. 

 

Confere essa live para descobrir todos os segredos da plataforma: https://www.instagram.com/tv/CNTV4TeBNua/?igshid=1c3j5gd7rli32 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?