Novo Enem a partir de 2024; veja o que muda

O novo Enem, segundo o Ministério da Educação, o MEC, foi anunciado na última quinta-feira (17), essas mudanças serão aplicadas a partir de 2024, suprindo as necessidades criadas pelo novo Ensino Médio, que já é válido neste ano.

A projeção da grade atual do ensino médio foi projetada a partir da formação geral básica, que inclui Língua Portuguesa e Matemática, e da formação com os Itinerários Formativos, que são vertentes para que o próprio aluno escolha de acordo com suas futuras pretensões.

Como fica o novo Enem?

As provas ainda sim se manterão em dois dias, sem alterações nesse quesito. Porém no primeiro dia, os estudantes farão, junto a redação, uma prova interdisciplinar e contextualizada, não havendo distinção por disciplinas. As questões de língua estrangeira estarão integradas nesse primeiro dia.

No segundo dia, os que fizerem o Enem sentirão mais diferenças, já que esse dia será referente aos Itinerários Formativos fazendo com que o aluno escolha entre quatro blocos, como:

• Bloco I – Linguagens e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Bloco II – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Bloco III – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Bloco IV – Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Novos formatos de questões também poderão ser aplicados, além das objetivas, agora passará a valer questões dissertativas, as famosas “questões de escrever”, representando 25% da pontuação. Além de novidades, agora existirão benefícios para os estudantes que tenham cursado algum curso de ensino técnico, interferindo positivamente na pontuação de acordo com a escolha do Itinerário Formativo.

De acordo com o MEC, as provas ainda serão físicas até que todos os alunos tenham garantido total acesso a internet e aparelhos tecnológicos.