Onde encontrar dados sobre medicina: base de dados AMIES

dados sobre medicina

Karla Thyale Mota

A Melhores Escolas Médicas (MEM) reafirma seu compromisso em apoiar vestibulandos e futuros estudantes de Medicina ao longo de sua jornada na carreira médica. Para avançar nessa missão, a Associação dos Mantenedores Independentes do Ensino Superior (AMIES) uniu esforços com a MEM para desenvolver um painel que oferece uma visão abrangente dos principais dados sobre medicina no Brasil.

Como uma forma de reunir os principais números da medicina em um só local, de forma acessível e clara, o Painel da Educação Médica no Brasil é ideal para vestibulandos, estudantes de medicina, médicos formados e todos que desejam estar por dentro do cenário da medicina no país.

No Painel da Educação Médica, é possível ter acesso a informações como a distribuição de médicos por região e cidades brasileiras. Além disso, um panorama das especialidades médicas, distribuição de vagas para o curso de Medicina em instituições privadas e públicas. Além dos dados gerais sobre o cenário da residência médica.

Página do Painel da Educação Médica no Portal MEM.

Todos os dados utilizados pelo Painel foram extraídos de relatórios confiáveis e reconhecidos, incluindo informações disponibilizados pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Também utilizamos informações do Censo Demográfico de 2022, o E-mec e o Censo da Educação Superior disponibilizado pelo INEP.

Assim, este painel oferece uma visão abrangente e detalhada da educação médica, facilitando o acesso à informação para diferentes públicos interessados na área médica.

Cenário da Residência Médica no Brasil

A Residência Médica é uma das principais preocupações dos estudantes ao ingressarem no curso de Medicina. O sistema médico brasileiro oferece 55 tipos de especialidades e mais de 100 áreas de atuação, proporcionando uma ampla gama de opções para os futuros médicos.

Região Sudeste é pioneira na quantidade de vagas para residência em medicina.

De acordo com o Painel da Medicina, a região Sudeste lidera a quantidade de vagas autorizadas para a residência médica, com mais de 38 mil vagas disponíveis. O painel permite que os estudantes confiram detalhadamente esses dados, segmentados por município, especialidade, tipo e modalidade da residência.

Para quem está na jornada da medicina, é essencial escolher a especialidade certa. Assim, o Painel da Medicina permite tomar decisões mais informadas, baseadas em dados atualizados e específicos sobre a disponibilidade e a distribuição de vagas em todo o Brasil.

Distribuição dos médicos por Região de Saúde

A distribuição percentual de profissionais médicos tem sido amplamente discutida recentemente, pois é um dos critérios para a abertura de novos cursos de medicina. Atualmente, observa-se uma desproporção regional na quantidade de médicos. Em algumas regiões, há uma carência de profissionais, enquanto em outras, o número de médicos é significativamente maior em relação à população local.

Para enfrentar esse desequilíbrio, o governo federal está implementando medidas para igualar a distribuição de médicos pelo país. Como parte desse esforço, incluímos esses dados em nosso Painel. Nele, é possível verificar a quantidade de médicos por região de saúde e municípios brasileiros, fornecendo uma visão clara e detalhada da distribuição dos profissionais.

Região de Saúde

Quando se trata de saúde, o Brasil divide-se em Regiões de Saúde, que organizam conjuntos de municípios para otimizar a prestação de serviços de atenção básica. Essas regiões desempenham um papel fundamental na gestão e na distribuição equitativa de recursos e profissionais de saúde.

Assim, para facilitar o acesso aos dados médicos dessas Regiões de Saúde, inserimos no nosso Painel uma aba específica com informações detalhadas sobre a distribuição de médicos e os atendimentos de saúde nessas áreas.

Além disso, você pode obter mais informações sobre o conceito e a estrutura das Regiões de Saúde na aba “Informações” do Painel da Educação Médica. Esse recurso oferece uma visão abrangente e detalhada, permitindo uma melhor compreensão da organização e da logística dos serviços de saúde no Brasil.

Distribuição das vagas em instituições públicas e privadas

A abertura de novas vagas para cursos de Medicina no Brasil tem sido amplamente discutida. Estudantes e instituições de ensino superior de todo o país estão atentos à criação desses novos cursos.

O curso de Medicina é um dos mais concorridos nos vestibulares do país. Apesar de ser um dos mais caros, a disputa por vagas é acirrada, inclusive nos processos seletivos das instituições privadas que oferecem o curso em seu currículo.

Para quem busca informações sobre a quantidade e a distribuição das vagas de Medicina pelo país, incluímos em nosso Painel duas abas específicas que detalham esses dados. Essas abas fornecem uma visão abrangente do cenário atual, auxiliando estudantes e instituições a se manterem informados sobre as oportunidades disponíveis.

O Painel

Criamos este Painel da Educação Médica para garantir que o acesso à informação seja fácil e acessível, disponível com apenas um clique. Atualizamos as informações mensalmente para assegurar a qualidade e a confiabilidade dos dados fornecidos.

Gostou desse texto? Confira outros textos para estar informado sobre o mundo da medicina: