Quem mora em São Paulo ou deseja cursar Medicina no maior estado do país, vai encontrar ótimas opções de Escolas Médicas para iniciar a carreira acadêmica. São cerca de 40 universidades públicas e privadas com cursos de Medicina autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Entre elas, há instituições de referência que têm suas vagas disputadas por medaholics de todo o Brasil. Neste post, o MEM responde te conta onde estudar Medicina em São Paulo.
Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.
Onde estudar Medicina em São Paulo
Universidade de São Paulo (USP) – Pública
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Pública
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Pública
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Pública
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)- Privada
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) – Privada
Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) – Privada
Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – Privada
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) – Privada
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Pública
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) – Privada
Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) – Privada
União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO) – Privada
Faculdade Ceres (FACERES) – Privada
Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – Privada
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Privada
Universidade de Marília (UNIMAR) – Privada
Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Privada
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) – Privada
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) – Privada
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – Privada
Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) – Privada
Centro Universitário Lusíada (UNILUS) – Privada
Universidade de Taubaté (UNITAU) – Privada
Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – Privada
Conheça a melhor faculdade de Medicina de São Paulo
Formas de Ingresso
Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.
Sisu – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.
A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte. Aqui você encontra as Notas de Corte dos cursos de Medicina agrupadas por região do país.
Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.
Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.
O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Aqui no MEM você vai ficar sabendo quais são os próximos vestibulares de Medicina, como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar.