Pais e mães também ajudam na carreira médica?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Saiba como os pais podem se preparar para ajudar os filhos na jornada para medicina!

 

Quando um medaholic escolhe cursar medicina, se torna uma decisão que envolve toda a família. Porém, alguns estudantes acabam não conseguindo ter o melhor desempenho por não contarem com o apoio familiar devido.

Os pais têm papel fundamental na preparação para a jornada em medicina. Por esse motivo, resolvemos listar como eles podem se preparar para ajudar os filhos a conquistarem a vaga médica! Vem conferir!

P.S: Se você é um deles e caiu aqui de paraquedas, continue essa leitura. Se você é um medaholic, mostra esse texto para os seus pais.

Esteja disposto a ajudar e demonstre apoio 

 

Revise o conteúdo com o seu filho, mostre que se importa com a sua rotina de estudos. Às vezes, apenas o apoio emocional é necessário: puxá-lo para uma conversa, mostrar-se empático.
É importante estar presente e dialogar sobre as dificuldades durante a preparação para a jornada médica, muitas vezes os filhos só precisam saber que existe alguém oferecendo ajuda, para se sentirem amparados e compreendidos.

 

Pegue leve na cobrança e não seja chato!

Cobranças em excesso não são nada positivas, atrapalham mais do que ajudam. Isto porque a rotina de estudos já é estressante por si só, também porque os medaholics já se sentem pressionados demais.
Ao invés de cobrá-lo, demonstre entender que ele tem seu próprio processo e que respeita o seu espaço.

Senta todo mundo espremidinho no sofá e vai ver um filme!
A gente já falou aqui sobre a importância de pausar a rotina de estudos para descansar… os pais têm um papel decisivo nisso! Por acompanharem de perto a rotina dos filhos, eles podem planejar momentos de lazer e de descanso, em família, por exemplo. 


Sabe aquela sessão pipoca, com um filme divertido e todo mundo juntinho no sofá? Além de ajudar a desopilar a mente da canseira dos conteúdos, também serve para criar laços e aproximar toda a família. 


Aaah, programa em família é sempre bom, né?! Mas respeite também caso ele decida fazer alguma coisa sozinho. Reserve um tempo para que ele possa fazer outras atividades que não demandem esforço mental, incentive-os também a conversarem ou receberem os amigos.  

Família que não se ajuda pira junto!

O lar influencia diretamente na concentração e no desempenho dos estudantes, portanto, é necessário oferecer o maior equilíbrio possível em casa. Pense que é necessário tranquilidade, um ambiente livre de conflitos e problemas para melhor fixar o conteúdo.

Chegou o dia da prova… e agora?

No dia, faça com que tudo saia dentro do programado! Certifique-se que seu filho durma e se alimente bem pela manhã (nada de deixá-lo virar a noite estudando, se preparar de véspera para a prova não funciona, lembra?!)


Por fim, leve-o até o local de aplicação para mantê-lo tranquilo até os minutos finais que antecedem a prova.

P.S: Ahhhh, já trouxemos aqui também um manual completo para os medaholics se prepararem no dia e fazer uma boa prova.

Depois de seguirem todas essas dicas, a gente tem certeza que você e seu filho vão passar com muita facilidade por esse processo.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.