Manual do Enem: a arte de fazer uma boa prova

Matérias
Reading Time: 4 minutes

Para realizar uma boa prova é preciso muito mais do que apenas o conteúdo em dia. Entenda! 

 

Quando o assunto é realizar uma boa prova do Enem, a primeira coisa que vem à cabeça é que é necessário estar com todo o conteúdo em dia. Não é errado pensar assim, porém a preocupação não deve se voltar somente para o conteúdo. 

É importante ter foco e dedicação na rotina de estudos, mas também é preciso prestar atenção em alguns aspectos que também são decisivos na hora que se está realizando a prova.

Resolvemos listar tudinho que você precisa saber para se antecipar, superar qualquer obstáculo e fazer uma boa prova. Vem conferir esse manual completo abaixo!

Vai de cabeça e leva as 90!

Sabemos que 90 questões em cada dia de exame é de deixar doido qualquer um (e olhe que ainda tem a temida redação). Por isso, é muito importante ter assertividade na hora de responder às questões, muita calma e estratégia na ordem que se vai escolher para responder a cada uma delas.

Muita gente fala sobre responder primeiro as mais difíceis, deixando as mais fáceis por último ou começar a prova pela redação. Olhe, algumas dessas técnicas podem até funcionar, mas entender como é feita a correção do Enem e principalmente os conceitos da TRI é a chave para fazer uma boa prova e quebrar o código do Enem. Vem cá que já falamos sobre esse método aqui no portal!

Tick Tock, o relógio não para!

Um dos truques infalíveis para ter um bom desempenho é treinar constantemente. As provas são bem extensas e o tempo é muito curto para tantas questões, em média se tem 3 minutos para resolver cada uma (pouco, né?). Então, além de estudar muito os conteúdos, é necessário que você saiba controlar o tempo de prova para não correr o risco de deixar muitas questões sem responder ou chutar as respostas. Fazer simulados em casa ajuda muito, você pode procurar por alguns online ou baixar provas de edições anteriores do Enem no portal do INEP.

Segure o forninho que a aprovação vem! 

Estar muito ansioso ou estressado no momento da prova, pode fazer com que você sinta uma vontade incontrolável de ir ao banheiro. É importante também manter uma alimentação leve e equilibrada nos dias que antecedem o Enem. Bem como, o nervosismo pode despertar uma vontade descontrolada de comer e descontar a frustração na comida, não tem problema algum fazer um lanchinho, afinal são muitas horas de prova, mas controle um pouco a gula e pense em levar opções mais saudáveis como uma fruta ou uma barra de cereal.  

Tá quente, tá frio! 

Nos dias da prova, fique atento ao clima e adeque a sua forma de se vestir, dê preferência sempre a roupas mais leves e confortáveis. Pense também que a sala de provas pode não ser muito arejada, não contar com muita ventilação natural e você pode sentir um calor infernal; ou ainda que o ar-condicionado pode te castigar e você vai lamentar muito por ter esquecido aquele casaquinho.
Se possível, medaholic, treine as questões em casa simulando o calor e o frio, parece uma dica “besta” de início, mas vai te ajudar a se adaptar a qualquer condição do ambiente de prova.

Um olho na questão e outro na vaga!

A gente sabe que sempre têm aquelas pessoas que levam pacotes de comida (que sempre fazem muito barulho) e ficam eternamente mastigando e chamando atenção da sala toda. Aaah, ainda vai existir aquele entre e sai de gente indo e voltando do banheiro… é muito movimento e assim fica fácil se desconcentrar.

Olhaa, não tem muito o que fazer quando o espaço é coletivo/compartilhado, então nossa recomendação é que você faça sempre que possível exercícios para treinar a concentração e evitar perder o foco facilmente.

Aperta o passo, sr. atrasadinho! 

Conhecer o trajeto até o local da prova dias antes, considerando variáveis como trânsito caótico, atrasos ou horários de pico, é importante para a preparação. De nada adianta estudar o ano inteiro pra prova se você não chegar a tempo e for impedido de entrar. Então já sabe, no dia da prova, nada de atrasos.

E esse biscoito desnecessário?

Nada de tirar e postar foto do local do exame ou da prova (Quer postar? É de bom tom?). Não dê bobeira, mantenha seu telefone desligado assim que adentrar o local de prova e espere o momento correto em que o fiscal de prova solicitará que você deposite todos os seus pertences naquela sacolinha nada fashion.

Medaholic só leva o amor pela medicina e o desejo pela vaga

Só é necessária uma caneta esferográfica (de preferência preta), fabricada em material transparente, sendo vedado o uso de outros objetos, aparelhos eletrônicos e nada de olhar para os lados. Aqui qualquer espiadinha te elimina, sem chance de sequer ir pro paredawnnn.

Nem toda regra deve ser quebrada!

Leia atentamente o Edital do Enem para entender todas as regras, o que pode e o que não pode fazer nos dias do exame. É também uma maneira de ficar atento às novidades, pois todo ano tem alguma informação nova envolvendo o Enem. Não vacile!

Uffa… muita coisa, né?! Mas a gente acredita que você consegue, medaholic!

Gostou do conteúdo? Compartilha e fala com a gente aqui nos comentários

 

Deixe uma resposta

Quer o MEM na palma da mão?