Meu amigo, medaholic, você já ouviu e leu uma infinidade de vezes que o investimento em Medicina é o mais alto entre os cursos de graduação e os recursos que precisam ser disponibilizados na formação vão muito além das mensalidades da Faculdade, que dura nada mais nada menos do que seis anos. Mas por que o curso de Medicina é tão caro? A MEM te responde agora.
Sem muita firula, é importante explicar que o valor mais elevado da graduação de Medicina ocorre porque as instituições de ensino precisam de uma estrutura complexa para garantir a qualidade da formação dos alunos e o acesso pleno aos recursos técnicos e didáticos mais avançados da área.
Ainda que existam diversas universidades públicas com ampla concorrência para o curso de Medicina, fazer a graduação em uma faculdade particular pode ser uma excelente alternativa não somente por questões logísticas e estruturais, mas também para que você consiga se formar em uma instituição que possua um plano pedagógico mais alinhado aos objetivos que você almeja alcançar enquanto profissional médico.
Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.
Como sabemos que trata-se de um investimento elevado, embora tenha boas perspectivas de retorno. Por isso, antes de classificar uma faculdade de Medicina “cara” ou “barata” é preciso levar em consideração os recursos físicos e humanos que ela disponibiliza para tornar a sua formação um processo prazeroso, mas sobretudo, alinhada às melhores práticas internacionais e correspondente aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação e outros órgãos de regulação.
Todos os anos, a MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país. (clique aqui para conferir). Com base nesse levantamento, fizemos algumas continhas aqui outras acolá para mensurar o valor total do investimento para os 12 semestres da graduação médica. (clique aqui para conferir).
Voltando à pergunta sobre o curso de Medicina é tão caro? O mercado de trabalho para Medicina oferece oportunidades em muitos municípios de todo o Brasil, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.
Entenda mais sobre o assunto:
Uma das preocupações que rondam muitos medaholics que estão planejando iniciar a graduação é como pagar uma Faculdade de Medicina particular. Mas, a boa notícia é que existem alternativas para que você não desista do seu sonho Médico. Como já mostramos aqui no Melhores Escolas Médicas, há diversas opções de financiamentos estudantis que possibilitam ao estudante fazer a graduação sem passar sufoco financeiro. Clique aqui para conhecer quais são.
Por fim, mas não menos importante, lembre-se que a sua faculdade de Medicina é um investimento em seu desenvolvimento pessoal e profissional, e aqui no Melhores Escolas Médicas você encontra todas as dicas necessárias para concretizar esse sonho!
Uma resposta
você não respondeu sua pergunta…é mais cara só pela demanda… o custo de um curso de medicina e um de engenharia é o mesmo…resumindo, capitalismo, mercado, exploração e egoísmo.