Três médicos influentes de São Paulo receberam destaque no ranking Top 2% Scientists 2024. A lista, elaborada pela Universidade de Stanford em conjunto com a editora Elsevier, destaca os cientistas mais influentes no mundo.
O critério utilizado avalia o impacto acadêmico, a quantidade e a qualidade das publicações científicas. Por isso, os especialistas paulistanos selecionados refletem alto padrão de excelência em suas áreas de atuação.
Destaques entre dos médicos influentes de São Paulo
Primeiramente, a cirurgiã coloproctologista Angelita Habr-Gama chama a atenção. Professora emérita da FMUSP, ela criou um método inovador e não invasivo para o tratamento do câncer de reto.
Além disso, foi a primeira mulher a estar estre os três médicos mais influentes de São Paulo e concluir residência em cirurgia no Hospital das Clínicas da USP. Com uma trajetória repleta de mais de 50 prêmios científicos nacionais e internacionais, sua contribuição é amplamente reconhecida.
Outro nome importante é o cirurgião bariátrico Ricardo Cohen, presidente da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade (IFSO). Ele se tornou uma referência mundial em obesidade, diabetes e cirurgia metabólica.
Também merece destaque Rodrigo Oliva Perez, oncologista e cirurgião gastrointestinal. Ele é reconhecido pelo trabalho pioneiro no combate ao câncer colorretal e pelos avanços em técnicas cirúrgicas.
LEIA MAIS:
Estudantes cobram fim do limite no Fies e mais controle sobre instituições privadas
5 dicas para vencer a procrastinação na hora de estudar para Enem
A força dos médicos influentes de São Paulo no cenário global
Esses três especialistas integram o corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o que reforça a força dos médicos influentes de São Paulo na pesquisa e atendimento clínico.
Além disso, a atuação deles em hospitais e universidades da região fortalece a posição da medicina brasileira no cenário global. Assim, o impacto dessas pesquisas e práticas clínicas beneficia pacientes, acadêmicos e a comunidade científica em geral.
Portanto, o reconhecimento internacional desses profissionais ressalta o alto nível da formação e do desenvolvimento científico em São Paulo. Isso demonstra que a cidade é um polo de inovação e excelência médica.
É destaque na MEM:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan