Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni). A iniciativa do Ministério da Educação concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior e é destinada a estudantes de baixa renda que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para se inscrever nas bolsas para Medicina no Prouni 2025/2 termina nesta quinta-feira, 4 de julho, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As bolsas do Prouni oferecidas são de dois tipos: integrais, para quem comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, e parciais (50%), para estudantes com renda de até três salários mínimos por pessoa. Aqueles que forem contemplados com bolsa parcial poderão recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear a outra metade da mensalidade, desde que cumpram os critérios e sejam aprovados no processo seletivo do programa de financiamento, previsto para ainda este mês.
Quem pode se inscrever no Prouni
Para participar do processo seletivo, o estudante deve:
- Ter ensino médio completo;
- Ter feito o Enem em 2023 ou 2024;
- Ter alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame;
- Não ter zerado a redação;
- Não ter feito o Enem na condição de treineiro, ou seja, para fins de autoavaliação antes de concluir o ensino médio.
Quem participou das duas edições mais recentes do Enem terá, automaticamente, considerada a nota mais alta no sistema de classificação.
Além disso, é necessário que o candidato atenda a pelo menos uma das condições abaixo:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
- Ter estudado em escola privada como bolsista integral;
- Ter cursado parte do ensino médio na rede pública e parte em escola privada como bolsista integral ou parcial;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola privada, como bolsista parcial ou sem bolsa, desde que se enquadre nos critérios de renda;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública, exclusivamente para concorrer a cursos de licenciatura e pedagogia. Neste caso, não há exigência de renda mínima.
LEIA MAIS NOTÍCIAS:
Estudantes serão penalizados por uso de fórmulas prontas no Enem
Criança de 12 anos passa em vestibular da Uece: ‘Fiquei muito feliz’
Ampla concorrência e ações afirmativas
O edital do Prouni exige que os candidatos escolham se desejam concorrer pelas vagas de ampla concorrência ou pelas reservadas a políticas afirmativas, voltadas a pessoas com deficiência ou autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Essa escolha deve ser feita no momento da inscrição, e a classificação será feita separadamente por modalidade.
Cronograma e resultado
O resultado da primeira chamada das vagas para bolsas do Prouni será divulgado no dia 7 de julho. Já a segunda chamada está prevista para o dia 28 de julho. Os candidatos pré-selecionados deverão apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição diretamente à instituição de ensino, seja presencialmente ou por meio digital, conforme diretrizes da própria universidade ou faculdade.
As instituições deverão fornecer canais específicos em seus sites para o envio da documentação. Caso isso não seja possível, deverão disponibilizar atendimento presencial, garantindo o protocolo de entrega, tanto para os documentos recebidos fisicamente quanto virtualmente.
VEJA MAIS:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan