Medaholic raiz sabe que a jornada Médica começa bem cedo e já tem vestibulares de Medicina que estão com inscrições abertas em 2022. São milhares de vagas de norte a sul do Brasil, mas isso não torna a concorrência mais fácil. Pelo contrário, conseguir ingressar em uma Escola Médica exige preparo, determinação e muito foco.
O curso de medicina é uma das graduações mais buscadas no Brasil, seja pela vocação que em muitos casos vem desde a infância ou até mesmo por aqueles que buscam investir em uma carreira com alto potencial de satisfação profissional e estabilidade financeira.
Nesse sentido, universidades públicas e privadas oferecem as vagas em processos seletivos que costumam ser realizados em duas etapas. Como o número de estudantes que disputam uma dessas vagas ofertadas é bastante elevado, é recomendado que a escolha sobre qual dos vestibulares de medicina realizar seja acertada.
Como o MEM Responde nunca te deixa na mão, a gente separou a lista completa dos vestibulares de medicina que estão com inscrições abertas em 2022. Além das datas e quantidade de vagas, você pode ter acesso aos editais de cada processo seletivo para conferir detalhes como o conteúdo programático das provas.
Por exemplo, a Universidade de Vassouras é um dos vestibulares que já estão com inscrições abertas. Sabe o que é melhor? Dá para entrar com a nota do Enem.
Para o vestibular tradicional, as inscrições estão abertas desde o dia 28 de março e vão até o dia 23 de junho (não dá pra reclamar desse prazo, não é?). Já se você optar por conseguir uma vaga na Uni vassouras pelo Enem, a data limite para a inscrição vai até o dia 1 de junho.
Fique ligado!! Se você deseja participar deste vestibular vai ter que desembolsar R$300 para conquistar o sonho de cursar medicina na Uni Vassouras.
Ficou interessado? Então clica aqui que eu te conto todos os detalhes tim tim por tim tim.
Vestibulares de Medicina
[table id=25 /]
A Jornada Médica
Força de vontade e um bom preparo são apenas alguns dos passos essenciais para você alcançar o tão almejado sonho de se formar em Medicina. O primeiro passo de uma pessoa que deseja seguir a área médica é realizar um vestibular de Medicina.
Atualmente, a seleção pode ser feita através de vestibular próprios das Instituições de Ensino públicas e privadas, ou por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o mecanismo para ingresso através de programas a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.
Continue a leitura porque eu vou te explicar todos os detalhes! 🙂
Sisu – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.
A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte. Aqui você encontra as Notas de Corte dos cursos de Medicina agrupadas por região do país.
Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.
Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.
O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Quer conferir quais vestibulares de medicina estão com inscrições abertas? Clica aqui.
Após a aprovação, o medaholic precisa realizar a matrícula na Escola Médica e aí a jornada continua para cumprir a grade curricular de 6 anos de estudo. A formação final é a área generalista, o chamado clínico geral.
O curso tem a fase do internato em que o futuro médico tem maior contato com a prática hospitalar. As residências também fazem parte da formação e das especializações escolhidas. O período de duração de cada uma delas varia de acordo com a área escolhida pelo medaholic.
Viu como existem boas oportunidades para conquistar uma vaga em uma Escola Médica? Continue acompanhando o nosso conteúdo pelas redes sociais.