A nota de corte para Medicina no Fies 2025.2 é uma das principais preocupações de quem pretende financiar esse curso, conhecido pelas mensalidades elevadas e pela alta demanda. Por isso, é essencial entender como essa pontuação varia conforme a modalidade de vaga e a instituição de ensino.
A seguir, você entenderá como consultar a pontuação mínima para o curso de Medicina no Fies 2025.2, além de analisar os valores de edições anteriores para estimar a nota necessária para ser aprovado.
Leia mais notícias:
Calendário Fies 2025.2: veja as principais datas
Apostas online afastam jovens da faculdade e comprometem futuro acadêmico
Medicina no Fies 2025.2: qual o desempenho exigido?
Medicina segue sendo um dos cursos mais desejados por quem busca o financiamento estudantil, principalmente devido às altas mensalidades, que dificultam o ingresso sem algum tipo de auxílio financeiro.
Consequentemente, a nota mínima para conquistar uma vaga em Medicina pelo Fies tende a ser elevada, podendo variar bastante conforme a instituição de ensino, a localidade, o tipo de inscrição (como as ofertas pelo Fies Social) e o perfil da concorrência (concorrência ampla – AC, reserva de vagas para pessoas com deficiência – PCD, ou para pretos, pardos, indígenas e quilombolas – PPIQ).
Como o processo seletivo do Fies 2025.2 ainda está em andamento, não é possível cravar a nota mínima exata desta edição. Porém, os dados de 2024.2 ajudam a projetar:
Notas mais altas para Medicina em 2024.2:
- Concorrência ampla: 794,28 – Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Ribeirão Preto (SP)
- Cota PPIQ: 776,86 – Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica), Anápolis (GO)
- Cota PCD: 753,82 – Universidade Nilton Lins, Manaus (AM)
Notas mais baixas para Medicina em 2024.2:
- Concorrência ampla: 626,28 – Centro Universitário Atenas (UniAtenas), Paracatu (MG)
- Cota PPIQ: 492,94 – Faculdade Atenas Sorriso, Sorriso (MT)
- Cota PCD: 468,34 – Centro Universitário IMEPAC, Araguari (MG)
Vale destacar que todas as menores pontuações foram registradas em vagas oferecidas pelo Fies Social. Veja a seguir mais detalhes sobre essa modalidade.
Com base nesses dados, estima-se que a média da nota de corte para Medicina no Fies 2024.2, na ampla concorrência, tenha ficado em torno de 710 pontos.
Se quiser verificar a lista completa das pontuações da edição anterior, basta acessar a plataforma do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e aplicar os filtros necessários na seção dedicada ao Fies.Qual a média exigida em Medicina pelo Fies?
O curso de Medicina continua sendo um dos mais procurados no Fies devido aos altos custos das mensalidades, o que faz com que a nota de corte fique geralmente acima da média dos demais cursos.
Essa pontuação mínima pode variar de acordo com a faculdade, a localização, a modalidade de vaga (como o Fies Social) e o tipo de concorrência — seja ampla concorrência (AC), reserva para pessoas com deficiência (PCD) ou para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas (PPIQ).
Ainda não é possível saber exatamente qual será a nota de corte desta edição de 2025.2, pois as inscrições estão em andamento. Entretanto, os dados da edição anterior (2024.2) oferecem uma boa referência:
Maiores notas de corte em 2024.2:
- Ampla concorrência: 794,28 – Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Ribeirão Preto (SP)
- Cota PPIQ: 776,86 – Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica), Anápolis (GO)
- Cota PCD: 753,82 – Universidade Nilton Lins, Manaus (AM)
Menores notas de corte em 2024.2 (todas no Fies Social):
- Ampla concorrência: 626,28 – UniAtenas, Paracatu (MG)
- Cota PPIQ: 492,94 – Faculdade Atenas Sorriso, Sorriso (MT)
- Cota PCD: 468,34 – IMEPAC, Araguari (MG)
Esses dados mostram que a média de nota de corte para Medicina no Fies na ampla concorrência ficou em torno de 710 pontos em 2024.2.
Quem deseja conferir todas as notas do curso na edição anterior pode acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e aplicar os filtros específicos na tabela do Fies.
Confira outras notícias da MEM:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan