A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções, e já parou para pensar como a respiração pode te ajudar a ter um bom desempenho nos estudos?
Quando falamos de saúde mental, falamos de aspectos físicos também, alimentação, atividade física.
Cuidar da saúde mental é tentar equilibrar as atribuições pedagógicas com os outros aspectos.
O que pode acontecer:
Podem fazer escolhas sem clareza, e que não trazem bons resultados, por exemplo: não ter um planejamento estratégico, ter grande aquisição de atividades, achando que está produzindo muito, porém onde está a qualidade?
É necessário que esse aluno tenha clareza de como ele pode estudar com qualidade, qual curso de fato ele quer entrar, e como ele pode lidar com suas emoções.
“Não adianta entender TRI, o assunto de matemática, de linguagens, se esse aluno não sabe entender, sentir suas emoções, ter inteligência emocional, em algum momento saber todo conteúdo e não estar em equilíbrio com as emoções vai prejudicar o resultado final.” Afirma Lavínia Santos, psicóloga.
Além disso, o aluno precisa aprender a lidar com as emoções para a vida, não só os meses que antecedem a determinada prova. para ser um bom profissional, para ser um bom aluno, para lidar com as adversidades da vida, é preciso cuidar da saúde mental.
Ansiedade de Prova
Estar alinhados com os aspectos importantes do seu cotidiano é essencial para que você consiga fazer sua prova da melhor maneira possível.
Você é um aluno que é organizado, estuda, come bem, dorme bem, mas quando chega na semana da prova, ou no dia que antecede, você paralisa, “dá aquele branco” e agora? Isso pode ser um gatilho da ansiedade, e um alerta do seu corpo dizendo: olha suas emoções não estão controladas, onde está sua saúde mental?
Percebe como é muito importante, além da organização de estudos, ter equilíbrio com todos os setores para que seu desempenho seja o que você desejou, que você se preparou e que você é capaz de conseguir.
Respiração 4-7-8
Dr Andrew Weil e a respiração 4-7-8, como ela pode ajudar a aliviar a ansiedade e na privação de sono, que muitas vezes é mais um gatilho para quadros de ansiedade.
Formado em Medicina por Harvard, Andrew Weil é o pioneiro em medicina integrativa, autor de vários best-sellers, e aprimorou a técnica de respiração yougue (pranayama), que melhora o sono, o estresse, ansiedade, entre outras coisas. Essa técnica vai melhorar seu sono, mas como tudo na vida é necessário assiduidade, não é mágica, é constância.
- Expire pela sua boca, deixando sair completamente todo o ar;
- Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz, contando até o número 4;
- Pare sua respiração, mantendo o ar nos pulmões e conte mentalmente até o número 7;
- Expire completamente o ar pela boca, lentamente contando até o número 8;
- Por último, repita o processo mais 3 vezes, totalizando 4.
Tá, e por que isso funciona? Porque o nosso cérebro mais primitivo entende que se há oxigenação em abundância, não há ameaças ou fatores estressantes por perto.
Que tal utilizar a estratégia A.C.A.L.M.E.-SE?
O psicólogo e pesquisador paulista Bernard Rangé, criou a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E para ajudar a lidar com crises de pânico e ansiedade. Esses transtornos são os mais frequentes quando há alguma sobrecarga mental. Cada letra indica uma ação a ser feita. Vamos decorar e aplicar?
- A – Aceite as sensações geradas pela ansiedade porque elas são passageiras.
- C – Contemple o ambiente ao seu redor para que seu corpo lide com a ansiedade.
- A – Aja apesar da ansiedade. Não tente fugir porque pode aumentar o medo. Continue fazendo suas atividades.
- L – Libere o ar dos pulmões. Respire calmamente e profundamente. Uma dica: inspire pelo nariz contando mentalmente até três, segure o ar por mais três segundos e solte o ar lentamente pela boca contando até seis.
- M – Mantenha o ritmo anterior até a ansiedade diminuir.
- E – Examine seus pensamentos. Evite pensamentos ruins porque a crise vai passar.
- S– Sorria porque você conseguiu passar pela crise.
- E – Espere o futuro com aceitação e aprenda a conviver com os problemas.
Dicas bônus para cuidar da saúde mental:
- Clareza Nas Metas
- Plano De Ação – Não Adianta Fazer Tudo Ao Mesmo Tempo
- Respeitar Cada Etapa Da Preparação
- Investir No Treino Da Capacidade Emocional
- Atividade Física, Vale Qualquer Uma
- Técnicas De Respiração
- Meditação
- Yoga