Como Natália passou no vestibular de medicina pelo enem

Compartilhar:

com-=natalia-passou-novestibular-de-medicina-pelo-enem

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

História do aprovado: Como Natália passou no vestibular de medicina pelo enem.

Toda história tem um começo, e se você acompanha nosso portal, sabe que segunda-feira é dia da história do aprovado. Aqui contamos a trajetória de estudantes de medicina, como passaram no vestibular de medicina, qual método de estudos, falamos também sobre saúde mental, entre outras coisas.

Então, senta que lá vem a história, hoje a protagonista é Natália Cavalcante Meireles, 19 anos, e estudante do 3º período de medicina da Universidade Federal de Goiás

Por que Medicina?

Sabemos que medicina é um curso muito concorrido, seja pela profissão em si, pela admiração, influência de algum familiar ou pela remuneração, são muitos candidatos versus o número de vagas.

No entanto, mesmo havendo essa alta concorrência, tem sempre aquele grupo que sonha em ser médico, e com Natália, não foi diferente. 

Desde criança ela tinha uma admiração enorme pela Medicina, principalmente por causa do seu pediatra, pelo qual nutria um carinho. 

“Então, sempre falava para minha mãe que queria ser médica, mesmo ainda não entendendo a dimensão que isso significava. À medida que fui crescendo, fui entendendo mais sobre o que realmente significava ser médica e por tudo que deveria passar para concretizar esse sonho.” relatou Natália.

Quantas vezes tentou passar em medicina?

Contrariando as estáticas, Natália passou direto do ensino médio para a faculdade de medicina, e por que ela está contrariando as estatísticas? Porque ela foge um pouco do perfil de estudante de medicina no Brasil.

Segundo dados do Censo de Educação Superior 2020, a faixa etária dos ingressantes em medicina está entre 18 e 24 anos, a maioria não passa de primeira, além da porcentagem dos estudantes que já fizeram outra faculdade e resolveram largar tudo para fazer medicina do zero. 

Enem ou vestibular direto?

Natália fez vestibulares diretos no estado de São Paulo, no entanto não foi aprovada em nenhum deles, sua aprovação veio através do Enem em 2020. 

Natália, você pensou em desistir no meio do caminho?

“Não desistir nunca foi uma opção para mim. Claro que no caminho enfrentei desafios e dificuldades, mas sabia que isso fazia parte da minha trajetória e me fez amadurecer para alcançar meu objetivo.”

Como Natália passou no vestibular de medicina pelo enem?

Todo estudante de medicina tem seus métodos e rotinas de estudos, e quem está estudando para passar no vestibular de medicina, sempre quer saber a fórmula de quem já passou. 

Natália estudava a partir das aulas que assistia no ensino médio, e  no segundo semestre do 3º ano, sentiu a necessidade de fazer cursinho específico para redação

Natália ainda ressaltou quais suas outras fontes de conhecimento: “Não usei apenas um método específico, estudava a partir da matéria do dia, aplicando principalmente planejamento estratégico por metas, incluindo rounds de questões, active recall e simulados toda semana com correção aprofundada.” 

Saúde mental

Os vestibulandos podem pensar que ao passarem em um processo seletivo para Medicina, todo o  estresse de estudos e dedicação integral aos livros acabaram ou, pelo menos, vão diminuir. Isso é um grande erro. Na verdade sua caminhada de intensos estudos está apenas começando. Ei medaholic,  fique atento a sua saúde mental!

Natália entendeu a importância do equilíbrio emocional para conseguir ter o resultado desejado e por isso cuidar da saúde mental foi uma das maneiras de como ela passou no vestibular de medicina pelo Enem. 

“No ano do meu Terceirão foi o ano que começou a pandemia. Era tudo novo. Ninguém estava preparado para enfrentá-la. Eu sabia que tinha que ser ainda mais dedicada para conseguir enfrentar todas as nossas dificuldades que esse novo cenário apresentaria.

Foi desafiador, tive medo, mas com o apoio dos meus pais, do meu quase namorado na época, meditação, algumas sessões de terapia com uma psicóloga, cheguei no ENEM tranquila (com um certo nervosismo fisiológico risos), e sabendo que iria dar o meu melhor!”

A rotina na faculdade de medicina

Se você acha que quando for aprovado, e entrar na faculdade de medicina as coisas vão ser mais tranquilas, nem pensar. Natália que é a prova viva disso, conta para você:

“Atualmente minha rotina é bem corrida. Antes de ir para faculdade, faço academia, é realmente muito importante para mim, não só pelo físico, mas para controlar o emocional. Depois vou para a faculdade e tenho aulas no período da manhã e da tarde. Na hora do almoço, como marmita e vou para a sala de estudos estudar enquanto não começa as aulas. Nos pequenos intervalos aproveito para postar no Instagram. A noite varia bastante, às vezes tenho eventos na faculdade, faço mentorias de estudos, produzo conteúdo para o Instagram, leio, passo tempo com minha família e faço atividades para mim.”

Percebe como é corrido, mas como é importante ter um tempo para você? Por isso, reserve na sua agenda tempo com amigos, família e atividades que você goste.

Medicina e novas possibilidades

Não ache que é só correria, aulas, e provas que vive o estudante de medicina, Natália conta como está sendo essa experiência para ela, além de conhecimento técnico. 

“A experiência atualmente está sendo incrível. Quando entrei na faculdade estava tudo online, o que foi um pouco frustrante, não poder interagir com meus colegas, porém, atualmente já está 100% presencial e está sendo muito gratificante viver este momento.

A faculdade é desafiadora, muitos conteúdos extensos e complexos, mas também um ambiente de oportunidades! Oportunidade de conhecer novas pessoas, novas histórias e viver novas experiências.

“Atualmente faço parte da diretoria do Centro Acadêmico, diretoria de Liga Acadêmica de Clínica Médica, sou monitora de Saúde Coletiva, participo da organização de eventos científicos, como Congressos, eventos culturais, como o Tradicional Show do Esqueleto, eventos para estudantes que almejam entrar na faculdade, como o MedWeek.

Em virtudes dessas atividades e estou encontrando o meu lugar nesse mundo gigantesco que é a universidade.”

Natália tem um recado para você.

Vestibulandos, não desistam dos seus objetivos! É uma caminhada longa, com altos e baixos, mas vale muito a pena! Cuidem da saúde física, mental e emocional! Não deixem de viver durante essa preparação, afinal você vai conquistar esse sonho, por isso é importante que a pessoa que irá vivê-lo também esteja bem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?