O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta sexta-feira (12) o resultado do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Esta é a primeira vez que os estudantes que estão se formando em medicina no Brasil podem ver as suas notas na avaliação. A prova foi criada para medir a qualidade do ensino médico e também para ajudar a selecionar candidatos para os programas de residência.
Os participantes podem conferir o desempenho individual diretamente no Sistema Enamed, no portal do Inep, utilizando o login único da plataforma Gov.br. Ao todo, mais de 96 mil candidatos estavam habilitados a realizar o exame.
Como a nota será calculada?
Um ponto de atenção para os candidatos nesta divulgação refere-se à metodologia utilizada para chegar à nota final. Até o momento, o método oficial de cálculo não foi totalmente detalhado pelo órgão organizador.
Informações preliminares, constantes em alguns boletins de desempenho dos candidatos, sugerem que a pontuação pode ter sido calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo sistema estatístico utilizado no Enem, que atribui pesos diferentes às questões conforme o nível de dificuldade e consistência dos acertos.
No entanto, a confirmação oficial e os critérios específicos do algoritmo só serão conhecidos quando o Inep publicar a nota técnica referente à edição. O documento deve explicar se houve calibragem dos itens e como a régua de proficiência foi estabelecida.
Uso da nota no Enare e residências
Além de avaliar o estudante, o Enamed possui caráter classificatório. A pontuação obtida poderá ser utilizada no Exame Nacional de Residência (Enare), processo seletivo organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A união das notas tem o objetivo de padronizar e dar mais transparência ao processo de acesso às vagas de especialização. Isso facilita que médicos recém-formados possam se deslocar pelo país em busca de oportunidades e ajuda a fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba mais sobre o Enare:
ENARE: Confira as especialidades médicas mais concorridas do Brasil

Avaliação dos cursos e estrutura da prova
O exame também cumpre um papel regulatório. Em agosto, o MEC anunciou que cursos de graduação em medicina com desempenho insatisfatório no Enamed estarão sujeitos a penalidades administrativas, que podem incluir a suspensão de novos ingressos de estudantes. O objetivo é garantir a qualificação da formação médica no Brasil.
A prova foi composta por 100 questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos, competências e habilidades essenciais para a prática profissional. O conteúdo programático incluiu as grandes áreas da medicina:
- Clínica Geral;
- Cirurgia Geral;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Pediatria;
- Medicina de Família e Comunidade;
- Saúde Mental e Saúde Coletiva.
Além da prova objetiva, os estudantes responderam a questionários socioeconômicos e sobre a infraestrutura de seus cursos, dados que subsidiarão políticas públicas para a área.
📲 As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM






