Lista de espera do Sisu: saiba o prazo e como se inscrever

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.1 se encerram nesta quarta-feira, dia 14, e os candidatos que não foram selecionados na chamada regular podem entrar na lista de espera de um dos cursos escolhidos a partir de sexta-feira (16).

Quem pode se inscrever?

Podem participar da lista de espera os candidatos que se inscreveram no Sisu/2021 e não foram aprovados em nenhuma das opções de curso escolhida. Além disso, aqueles que conseguirem a aprovação na segunda opção de curso também não poderão participar.

Como se inscrever?

• Acesse o sistema do Sisu
  • Visualize as inscrições realizadas
  • Se não houver aprovação em nenhuma das duas modalidades, o sistema mostrará a mensagem “Você não foi selecionado na chamada regular”
  • Escolha em qual das opções de curso inscritas deseja se inscrever para lista de espera
  • Clique no botão “Participar da Lista de Espera” e confirmar a escolha.

Convocação

As instituições de ensino são responsáveis por convocar os candidatos em espera, a depender das vagas excedentes em cada curso. A chamada dos estudantes classificáveis ocorre a partir de 27 de abril.

Os candidatos suplentes poderão ser convocados, em ordem de classificação no Enem em cada modalidade de concorrência, para ocupar vagas que possam surgir decorrentes de desistências e cancelamentos de matrícula.

As listas de convocados, os prazos e as regras para matrículas são divulgados pelas instituições. É necessário que os candidatos fiquem atentos aos sistemas das instituições das quais estão esperando vagas.

Ao longo do ano, podem ocorrer diversas chamadas.

Cronograma do Sisu

• Inscrições no Sisu: até 23h59 desta quarta-feira (14)
  • Resultado do Sisu: sexta-feira (16)
  • Inscrição da lista de espera: 16 a 23 de abril
  • Matrícula dos selecionados na chamada regular: 19 a 23 de abril
  • Convocação de candidatos da lista de espera: a partir de 27 de abril.