Encontrar o método de estudo ideal nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente com TANTOS métodos existentes. Isso acontece por inúmeros fatores: o processo de aprendizagem é diferente para cada indivíduo, você pode não ter testado um bom número de métodos, você pode até estar preso ao método tradicional de estudo que é o que menos dá certo! Por isso, fizemos este texto de hoje para te apresentar o método de estudo ativo, leia, teste e veja se funciona para você, mediciner.
Método de Estudo Ativo
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar nele, mas o que é o método ativo? Como o próprio nome já diz, ele é o oposto do método passivo, aquele que utilizamos na escola. No estudo ativo, o aluno é o protagonista da “aula”. É através dele que o conteúdo é pesquisado, lido, questionado, analisado, resolvido e assim por diante. A principal ideia do estudo ativo é que o estudante se envolva com o assunto, que ele vá a fundo atrás de respostas à medida que as dúvidas vão surgindo.
Técnicas do Estudo Ativo
-
Resolução de questões
Resolver provas, simulados e questões sobre o assunto que você está estudando é a forma perfeita de reter um conhecimento, pois além de você identificar o que domina sobre esse assunto e o que ainda tem dificuldade, te ajuda a guiar os estudos até se tornar um verdadeiro especialista nele.
Ah! Não podemos esquecer da frase mais clichê que você já ouviu: “é errando que se aprende”. Ao resolver questões e mais questões, você vai errar muito (e faz parte, ok?), porém você deve aprender com ele. Ao errar uma questão, substitua o sentimento ruim de incapacidade pelo sentimento de “eu posso melhorar nisso”, para que, da próxima vez que você se deparar com uma questão parecida, você já saiba como resolver e acertá-la.
Além disso, se você está estudando para passar em um determinado vestibular, não tem como ficar familiarizado com a prova dele, senão resolvendo provas anteriores. Então, aqui temos um combo: você estará mensurando seus pontos fortes e fracos e ainda vai estar se acostumando com o estilo da prova, montando estratégias de estudo e monitoramento do tempo.
BAIXE NOSSO PLANNER DE ESTUDOS!
-
Flash Cards
Pequenos, fáceis de carregar e simples de fazer! Os flash cards são materiais perfeitos para revisão de fórmulas, conceitos e ideias complexas. É nele que você escreve, de forma bem direta e resumida, os pontos mais importantes sobre o que você está estudando, a fim de consultá-los sempre que a dúvida bater, ou até mesmo no seu tempo livre, numa viagem, no ônibus, você escolhe!
Outra possibilidade para os flash cards é a de que eles servem como uma espécie de quiz, que você pode fazer sozinho. É bem simples: escreva a pergunta na frente e a resposta no verso, e tire um tempinho em um dia aleatório para se testar. Nada de spoilers! Tente responder a pergunta usando toda a sua capacidade sem olhar a resposta antes, dessa forma, você estará praticando o active recall, ou também chamada de recordação ativa.
-
Mapas Mentais
Os mapas mentais são perfeitos para colocar a criatividade em prática e, de quebra, retomar o conteúdo estudado. O objetivo do mapa é que você organize os principais tópicos de determinado assunto, de uma forma que você bata o olho no papel e relembre o que já aprendeu. Existem infinitos mapas mentais disponíveis na Internet, mas o recomendado é que você mesmo faça os seus, basta colocar o título do assunto no centro da folha e ir ramificando tópicos como: datação, definições, fórmulas, nomes importantes etc.