O Governo do Estado de São Paulo aumentou o limite de bolsas destinadas aos programas de residência médica. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado, por meio de uma atualização do Decreto nº 69.055, de 14 de novembro de 2024, que estabelece as diretrizes para a concessão das bolsas.
Com a alteração, o teto de bolsas financiadas pelo estado passa de 6.533 para 6.750, um acréscimo de 217 bolsas em relação ao limite anterior. Apesar da ampliação, o valor mensal pago aos médicos residentes permanece inalterado em R$ 4.106,09.
.webp)
Ampliação não prevê aumento de vagas instantâneo
Embora o aumento do limite de bolsas seja uma notícia positiva para os candidatos à residência médica, a atualização do decreto não significa, automaticamente, a criação de novas vagas.
O governo estadual ampliou a quantidade máxima de bolsas que pode financiar. Para que isso resulte em mais vagas de residência, será necessário que as instituições participantes e os programas credenciados incorporem essa possibilidade em seus processos seletivos futuros.
Ou seja, a mudança cria uma margem para expansão, mas sua efetivação dependerá da publicação dos próximos editais.
Possível impacto no SUS-SP
Entre os programas que podem ser beneficiados pela ampliação está o processo seletivo do Sistema Único de Saúde de São Paulo (SUS-SP), considerado um dos maiores e mais concorridos concursos de residência médica do Brasil.
📲 As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM



























