SUS é referência para Sistema de Saúde em Londres

Compartilhar:

SUS é referência

Escrito por:

Ster Freitas

Um Agente Comunitário de Saúde (ACS) do Rio de Janeiro participou neste mês, em Londres, de um intercâmbio de práticas bem-sucedidas da saúde pública brasileira para apresentar o SUS ao governo Britânico. Bernardo Xavier integrou o projeto ResiliSUS Laboratório Integrador de Tecnologia, Informação e Resiliência em Saúde Pública, desenvolvido pela Fiocruz em parceria com o Imperial College London.

O projeto faz parte de uma iniciativa do governo britânico para reformular o atendimento à saúde da população. Segundo o jornal The Telegraph, o ministro da Saúde do Reino Unido, Wes Streeting, busca referências no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil para fortalecer o National Health Service (NHS), o sistema público de saúde da Inglaterra. Um projeto-piloto já está em andamento no bairro de Pimlico, em Londres, com previsão de expansão para outras 25 regiões.

Experiência brasileira compartilhada

Bernardo atua na Clínica da Família Bárbara Mosley de Souza, no bairro do Anil, e passou cerca de 10 dias em Londres participando de atividades para apresentar a experiência brasileira em Atenção Primária à Saúde (APS).

Formado em Direito, Bernardo iniciou sua trajetória na saúde inspirado pela mãe, Maria Auxiliadora, que trabalhou como agente comunitária por 12 anos. Ingressou na função em 2021 e, desde então, encontrou paixão na profissão. “A parte mais importante da profissão é mudar pra melhor a vida e a saúde das pessoas”, destaca.

Durante o intercâmbio, ele apresentou aos britânicos o modelo da Estratégia Saúde da Família (ESF), ressaltando as diferenças entre os sistemas. “Aqui (em Londres) existe esse trabalho, mas não é integrado ao sistema nacional de saúde como no SUS”, explicou Bernardo. “Estamos trazendo nossa experiência e os resultados positivos da APS brasileira.”

Leia mais:

Saiba o que é o Enamed: novo exame do MEC para avaliar formação médica

SUS como referência internacional

Estudos recentes mostram que a Atenção Primária fortalece habilidades essenciais como antecipação, monitoramento e aprendizado no cuidado à saúde. Para o agente, a inspiração britânica na experiência brasileira é um reconhecimento da excelência dos profissionais do SUS.

“O projeto traz luz e reconhecimento ao nosso trabalho. Demonstra que nós somos profissionais de saúde pública de excelência no mundo”, afirmou Bernardo.

O projeto é coordenado pela professora Connie Junghans-Minton e pelo médico Matthew Harris, ambos do Imperial College London. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) também participa da iniciativa.

Atualmente, o município do Rio de Janeiro conta com 7.580 agentes comunitários de saúde, que atuam como elo entre os moradores e as unidades básicas, realizando visitas domiciliares e promovendo ações de prevenção e cuidado.

Bernardo Xavier, agente comunitário de saúde da Zona Oeste do Rio, representou o município no projeto ResiliSUS em Londres

Perspectivas futuras

Para Bernardo, a participação no projeto marca um divisor de águas em sua carreira. “Espero trazer toda essa bagagem para enriquecer o trabalho dos colegas. Quero passar a mensagem de que nosso trabalho é de uma magnitude enorme e fundamental para a Atenção Primária e para o SUS”, finalizou.

Confira outras notícias sobre o mundo da Medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.