A Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciou nesta segunda-feira (25) o período para solicitação de isenção e de redução de 50% na taxa de inscrição do vestibular Unesp 2026. No entanto, o valor total da inscrição é de R$ 210.
Na área de cobertura da EPTV Central, a instituição oferece 1.113 vagas distribuídas em cursos de graduação nos campi de Araraquara (SP), Rio Claro e São João da Boa Vista (confira a lista completa mais abaixo).
Além disso, os interessados podem cadastrar os pedidos de benefício diretamente pelo site da Fundação Vunesp até o dia 31 de agosto. Já as inscrições regulares para o vestibular Unesp 2026 ocorrerão entre 4 de setembro e 8 de outubro, também no site da Vunesp.
No total, o exame disponibiliza mais de 5,8 mil vagas em 136 cursos de graduação, espalhados por 24 municípios do Estado de São Paulo. As provas estão marcadas para 2 de novembro (primeira fase) e 7 e 8 de dezembro (segunda fase).
Como pedir isenção ou redução da taxa no vestibular Unesp 2026
Existem diferentes formas de solicitar a isenção, de acordo com o perfil do candidato:
- Cadastrados no CadÚNICO: estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos devem informar o Número de Identificação Social (NIS) no formulário de solicitação.
- Egressos da rede pública: alunos que concluíram ou concluirão o ensino médio em 2024 em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou como bolsistas integrais de escolas particulares também podem pedir isenção. Nesse caso, é necessário ter renda familiar bruta mensal de até um salário e meio por pessoa, além de morar no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino paulista.
Além disso, há a possibilidade de pedir redução de 50% da taxa. Esse benefício é voltado a candidatos matriculados no ensino médio ou em cursos pré-vestibulares que recebam até dois salários mínimos ou estejam desempregados.
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em 22 de setembro nos sites da Unesp e da Vunesp. Nesse caso, aqueles que tiverem o pedido aceito já estarão automaticamente inscritos no processo seletivo.
Além disso, outra modalidade disponível é a redução de 75% da taxa para estudantes do último ano do ensino médio público paulista (Secretaria da Educação e Centro Paula Souza). Ainda assim, essa solicitação poderá ser feita de 4 de setembro a 8 de outubro.
MAIS NOTÍCIAS:
Ministério da Saúde amplia telessaúde com 3 mil novos kits
MEC confirma mais de 95 mil inscrições no Enamed 2025
Sistema de reserva de vagas no vestibular Unesp 2026
A Unesp mantém o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), que destina 50% das vagas de cada curso de graduação a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Ademais, dentro desse percentual, 35% são voltados a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
Além disso, o Provão Paulista (Vestibular Seriado Paulista) reserva 934 vagas exclusivamente a estudantes da rede pública. Contudo, desde o Vestibular Unesp 2017, esse sistema assegura que a maioria dos ingressantes venha de escolas públicas.
Cursos oferecidos no vestibular Unesp 2026 na região
Araraquara
- Administração Pública (80)
- Ciências Econômicas (80)
- Ciências Sociais (80)
- Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (32)
- Engenharia Química (32)
- Farmácia (80)
- Letras (96)
- Odontologia (59)
- Pedagogia (75)
- Química (64)
Rio Claro
- Ciências da Computação (48)
- Ciências Biológicas (51)
- Ecologia (24)
- Educação Física (48)
- Engenharia Ambiental (24)
- Física (30)
- Geografia (58)
- Geologia (27)
- Matemática (28)
- Pedagogia (35)
São João da Boa Vista
- Engenharia Aeronáutica (32)
- Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (30)
O que é destaque na MEM:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan