A importância do espaço de estudos adequado para a produtividade

Compartilhar:

espaço de estudos adequado

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Estudar está longe de apenas sentar, ler e realizar questões. Entre as diversas ferramentas para estudar de forma produtiva, o ambiente organizado e confortável é essencial  para absorver melhor os conteúdos. No entanto, como saber qual espaço de estudos adequado? Isso vai depender de cada pessoa, de cada personalidade e gosto.

O lugar que você estuda é um dos lugares que você mais ocupa, certo? Mas você sabia que o lugar que você estudo pode estar afetando sua produtividade, concentração e memória? Pois é, o espaço físico que você escolhe pode te ajudar a estudar e ser o melhor lugar para isso, mas também pode acontecer o inverso. Ao invés de te ajudar, ele pode estar te prejudicando e até .

Existem algumas estratégias que servem para adaptar e melhorar o ambiente que você costuma estudar. Mas, antes de saber quais estratégias são essas, é muito importante que você entenda a importância e diferença que faz na hora de estudar quando se está em um ambiente apropriado.

As características do ambiente escolhido para estudar pode afetar tanto positivamente quanto negativamente no desenvolvimento e na compreensão dos seus estudos. Isso acontece porque a aprendizagem está ligada também ao espaço físico, por isso não adianta estudar horas a finco se o ambiente não contribui para a concentração e rendimento.

Fatores que influenciam o aprendizagem do aluno

São diversos os fatores que influenciam a concentração e desenvolvimento dos alunos na hora de estudar e isso tem chamado cada vez mais a atenção de pesquisadores. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA) indica que, o espaço influencia no desenvolvimento e aprendizagem da crianças.

É por essa razão que os coordenadores escolares estão cada vez mais atento aos espaços físicos frequentados por seus aluno. No espaço escolar, o ambiente deve ser o mais adequado e dinâmico possível para estimular o aprendizado e desenvolvimento infantil.

Das razões que justificam os fatores responsáveis por você não está conseguindo se concentrar da forma que queria nos estudos, estão:

  • Luz Ambiente: Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Mississipi, indicou que a iluminação tem um impacto profundo em vários níveis do funcionamento humano. Uma má iluminação piora o humor, a visão e a cognição, afetando implicitamente na aprendizagem, prejudicando as habilidades visuais dos alunos e, portanto, sua performance acadêmica.
  • Lugar barulhento: Lugares com muitos ruídos, próximos a distrações sonoras, como televisão, telefone ou conversas alheias pode te distrair durante o estudo.
  • Ambiente desorganizado: Cada um sabe e consegue se encontrar na própria bagunça, certo? No entanto, um espaço com muitos papeis, pilhas de livros e objetos espalhados pela mesa, pode estar te afetando indiretamente e distraindo sua atenção.

O melhor passo para evitar que esses fatores afetem seus estudos e diminua as chances de ter um bom desempenho no vestibular, é mudando essa realidade. Mas é sempre bom lembrar que cada pessoa tem suas particularidades, portanto, tem gostos e personalidades diferentes.

Como melhorar o seu ambiente de estudos?

O primeiro passo para melhorar o espaço escolhido é compreender quais são as características que estão te prejudicando e, assim, adaptá-las ao seu favor. Separamos algumas dicas que podem ser úteis para organizar o seu ambiente de aprendizagem.

Escolha o melhor local para estudar

Parece besteira, mas não é. Muitos estudantes costumam realizar suas atividades acadêmicas em qualquer espaço da casa, sem definir ao certo um local específico. No entanto, estabelecer um local fixo para os estudos vai ajudar a estimular o cérebro a criar uma rotina de estudos, além otimizar o seu aprendizagem.

Para definir esse local, leve em consideração algumas condições. Lembra dos fatores que citamos que contribuem negativamente nos seus estudos? Pois é, fuja deles na hora de escolher um lugar. Escolha um ambiente com boa iluminação para evitar forçar sua visão e de preferência que entre luz solar, além de ventilação e longe de ruídos que possam te distrair.

Tenha uma mesa de estudos

Se estiver ao seu alcance, busque colocar no espaço de estudos que você escolheu uma mesa e uma cadeira que sejam confortáveis para você. Lembre-se, se você quer uma vaga em medicina significa que você vai passar um tempo estudando, então escolha móveis que não te machuquem durante o seu período de estudos.

Ter uma mesa no espaço de estudo vai facilitar o seu acesso aos materiais na hora de estudar. Além de deixá-los mais organizados, também vai te ajudar a cumprir o cronograma de estudos que você criou.

Personalize seu espaço

Ter um espaço com sua cara deixa o local muito mais agradável e convidativo. A criatividade também auxilia a desenvolver a aprendizagem. Por isso, aqui é o momento de deixar o seu lugar com a personalidade, portanto, decore esse espaço com coisas que você gosta, invista nas cores e em elementos que despertem o seu lado criativo.

Uma dica que pode ser bacana para você é colocar um mural ou painel para que você possa escrever suas anotações, lembretes, colar post-it ou fazer checklists dos estudos. Isso vai deixar sempre a vista o que for mais importante para a sua rotina de estudos.

Estabeleça regras

Depois de escolher seu lugar, decorá-lo com itens que você gosta e que te estimula a estudar, é hora de estabelecer regras para a rotina de estudos. E isso não diz respeito apenas a você, mas também as pessoas que moram no mesmo ambiente. É muito importante que, assim como você, as pessoas do seu convívio entendam que o seu horário de estudo é um horário sagrado e que não deve ocorrer interrupções (se não for nada urgente, é claro!).

Essas foram algumas dicas para você aplicar no seu ambiente de estudos que podem te ajudar a organizá-lo. Como nem todas as situações são as mesmas para todas as pessoas, é fundamental adaptá-las a realidade de cada um.

Conteúdos que podem ser úteis para você:

Como não esquecer o que estudou?

As melhores técnicas de estudo para estudantes de Medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Conecte-se com pessoas que amam a medicina tanto quanto você.

Faça parte da maior comunidade de estudantes de Medicina do Brasil e tenha acesso a materiais exclusivos, grupos de estudo e muito mais.

Seja um membro da maior rede de estudantes de Medicina do país.

Preencha o formulário e faça parte da comunidade!

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.