As melhores técnicas de estudo para estudantes de Medicina

Compartilhar:

técnicas de estudos para medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você tem o sonho de estudar Medicina, sabe que é um desafio que exige muito empenho e dedicação. O curso é conhecido pela sua carga horária extensa e pela quantidade de conteúdo que os estudantes precisam absorver. Neste texto, vamos explorar as melhores técnicas de estudo para estudantes de Medicina, com o objetivo de ajudá-los a otimizar seu tempo de estudo e melhorar sua capacidade de retenção e compreensão de informações.

 

Como funciona o cérebro no processo de estudos

 

Métodos de estudos são estratégias, macetes, que podem te ajudar na hora de estudar. Assim, você pode otimizar seu tempo, melhorar sua produtividade, te direcionar no que estudar. Dessa forma, você vai aprender com qualidade.

 

Antes de abordar as técnicas de estudo, é importante entender como o cérebro funciona no processo de aprendizagem. O cérebro é composto por diferentes áreas responsáveis por funções específicas, como a memória e o raciocínio. 

 

Durante o estudo, é importante estimular essas áreas por meio de técnicas que envolvam a repetição, a associação de informações e a prática ativa. Além disso, o cérebro precisa de descanso adequado para processar e consolidar as informações estudadas.

 

Qual é o melhor método de estudo para mim?

 

Antes de tudo, é preciso levar em consideração as suas características pessoas para escolher o método de estudo adequado. Cada estudante possui características e preferências individuais, o que significa que o método de estudo que funciona para um pode não funcionar para outro. 

 

É importante analisar seu estilo de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico), suas preferências (estudar sozinho ou em grupo) e seus pontos fortes (memória visual, habilidades analíticas, etc.). 

 

Com base nessa análise, é possível escolher as técnicas de estudo mais adequadas, como fazer resumos, utilizar mapas mentais, gravar áudios ou realizar atividades práticas.

 

VESTIBULAR | Vassouras 2023

4 métodos de estudos para você testar 

 

As melhores técnicas de estudo para estudantes de Medicina para passar no Enem são aquelas que se adaptam às características individuais e promovem uma aprendizagem eficaz. 

 

Técnica Pomodoro 

 

Para entender esse método, vamos usar um exemplo fitness. Quando você está fazendo uma atividade física e quer queimar gordura, você realiza exercícios chamados HIT. Nele, você dá o seu máximo, eleva sua frequência cardíaca e depois faz um exercício leve, para seus batimentos voltarem ao normal.

 

O método pomodoro é mais ou menos assim. Ele trabalha com foco intenso e momentos de relaxamento.

 

O método original é assim: você estuda 25 minutos com total atenção, sem distrações, depois você descansa 5 minutos. E assim vai. Você repete esse ciclo 4 vezes, suas pausas devem equivaler a 15 minutos somadas, assim estará concluído.

 

Mas veja só, você pode modificar o tempo de concentração e de pausas. Dessa forma, poderá ajustar o melhor tempo para você e aumentá-lo de acordo com o tempo de manutenção do seu foco.

 

Fazer resumos e fichamentos

 

Este método é um dos mais conhecidos entre os estudantes. O resumo apresenta o conteúdo superficialmente, mantendo todas as ideias principais do conteúdo.  O resumo serve de material de revisão.

 

O fichamento é um compilado do conteúdo que você acabou de estudar. Ele é todo escrito com suas próprias palavras, então nada de copiar o texto do livro ou apostila, tá? É você que tem de transcrever para o fichamento o que entende do assunto que acabou de ler.

 

Outra dica: siga a ordem lógica do material original, lembre-se: com seu entendimento.

 

Método de estudo por mapa mental 

 

Se você é aquele estudante que aprende de maneira mais visual, esse método pode ser para você, Medaholic.

 

Se você é criativo, e adora estudar usando canetas coloridas, este método também vale a pena, sabia?

 

O mapa mental funciona como um diagrama. No centro aparece a ideia principal do conteúdo que você está estudando, e você  faz ramificações do tema, podem ser imagens, palavras-chave, expressões, entre outras coisas, use sua criatividade e o que mais faz sentido para você.

 

Método Delt4Med

 

No método Delt4Med, você passa por um teste de proficiência para saber qual é o seu nível de conhecimento em relação às matérias com maior peso para o curso de medicina. 

 

Depois do diagnóstico, você recebe um relatório orientador que te avisa se você pode ou não pular alguma etapa e já partir para as matérias que você precisa estudar mais. Isso vai te fazer economizar bastante tempo na sua jornada.

 

A Passeimed conta com um time de professores que já auxiliou diversos alunos a ingressarem no curso de medicina. Com planos a partir de R$27,70 por mês, você garante a sua aprovação focando no que é mais importante. Saiba tudo sobre o método clicando aqui.

 

Como lidar com a pressão e a autocobrança

 

Estudar medicina muitas vezes envolve uma grande pressão e cobrança por parte dos seus amigos, familiares e até de você mesmo. A competição acirrada, as altas expectativas e a quantidade de conteúdo podem levar a um alto nível de estresse. 

 

É importante lembrar que cada estudante tem seu próprio ritmo de aprendizagem, utilizar as melhores técnicas de estudo para estudantes de medicina e que as escolhas feitas durante o curso não são definitivas. É necessário desenvolver exercícios mentais, como o afastamento de pensamentos negativos, para lidar com a pressão e a autocobrança de maneira saudável.

 

Motivação e persistência para alcançar os objetivos

 

Para enfrentar os desafios da vida acadêmica, a motivação e a persistência são fundamentais. Estabelecer metas claras e realistas, tanto de curto quanto de longo prazo, pode ajudar a manter o foco e a motivação ao longo do curso. 

 

Além disso, é importante encontrar fontes de inspiração e cultivar o hábito de recompensar-se por metas alcançadas. A persistência é essencial para superar os obstáculos que surgirem ao longo do caminho e continuar em busca dos objetivos profissionais.

Leia também: Como aproveitar bibliotecas virtuais nos estudos para estudantes de medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?