5 dicas infalíveis para ir bem nos estudos

5-dicas-infalíveis-para-ir-bem-nos-estudos

Embora não exista fórmula mágica para ser aprovado em medicina, existem dicas que podem te ajudar nessa jornada árdua de estudos. No texto de hoje vamos dar 5 dicas infalíveis para ir bem nos estudos. É tudo que o estudante quer, não é mesmo? Então, você veio ao lugar certo, medaholic, vem aqui conferir essas dicas infalíveis.

Organize um plano de estudos

O que fazer? O que seguir? As pessoas entendem  que precisam se organizar, no entanto, muitas vezes têm dificuldade nessa organização.

Uma boa ferramenta para organizar sua rotina, o seu plano de estudos é ter um planner semanal, com todos os dias, todos os horários para distribuir as atividades, e você saber o que precisa ter nessa rotina.

O plano de estudos não é estático, se você acha que vai ter esse plano sempre, está enganado, por quê?

Embora seja um “plano”, ele precisa ser alterado, para que se adeque às suas necessidades, vale ressaltar que existem períodos que você vai estar mais tranquilo, ou mais estressado, ou dominando um determinado assunto e outro não.

Por isso, seu plano de estudos tem que ser real,  um plano que você consiga cumprir, e que respeite toda sua rotina, seu tempo de sono, da vida social, da academia, entre outras coisas.

Distribua o tempo das suas atividades fixas

Coloque na planilha tudo o que for fixo na sua vida, o tempo de aula presencial, ou on-line, tempo da terapia, da atividade física, momento social, momento família, passear com o cachorro, etc. Quando você terminar de preencher se você percebeu que ficou desproporcional, você vai adequando suas prioridades.

E o tempo de sono? Você precisa ter pelo menos 7 horas de sono por noite, por quê?

Quando você assiste aula, seu cérebro entende que é o momento de aprender, e puxando ganchos com outras coisas que você já estudou, lembrando que esse momento é o momento de ENTENDIMENTO.

Quando você dorme é o momento que você fixa o conteúdo de tudo que você viu durante o dia, portanto, durma.

Contudo, se você é da turma que estuda a noite, mude seus hábitos, urgente. Ah! mas se minha aula for à noite? Quando terminar essa aula, você faz uma breve leitura das anotações que você fez durante a aula, e vá dormir, no outro dia quando acordar, você vai estudar, mas trocar dia pela noite não é uma boa ideia.

Pode parecer bobagem, mas essa dica é uma dica de estudo sim!

Tempo de aula não é estudar

Quando você assiste aula, não conta como tempo de estudo certo? Durante a aula você está vendo, ou revendo conteúdo, sua cabeça está entendendo o conteúdo, mas você não está estudando de fato, principalmente o que você precisa para passar no vestibular.

O que você pode fazer? Depois do seu tempo de aula, você pode resolver exercícios das disciplinas que você assistiu aula, dessa maneira você está com o conteúdo na cabeça, bem fresquinho, e consegue desenvolver esses exercícios, mas nada de passar muito tempo só resolvendo exercícios. Sugerimos 1h de resolução de exercícios por disciplina, tá certo?

Resolva simulados

Antes de qualquer coisa, tenha em mente isso: qual o seu nível de aluno? Você está no nível básico, ou intermediário? Se você fizer parte desses dois grupos, não é tão interessante começar a estudar por simulados, por quê? porque nesse primeiro momento você precisa ganhar conteúdo, ampliar seu conhecimento dos assuntos, certo? Quando dominar o conteúdo, aí sim você vai resolver todos simulados que queria. Dessa maneira você evita frustrações desnecessárias.

Se você já é um aluno de nível avançado, se joga nos simulados. Responder simulados vai te ajudar a ter intimidade com a prova em questão, no caso,  a prova do Enem, ou a prova da universidade que você quer entrar.

Básico, intermediário ou avançado, tenha um diário de bordo de tudo que você já estudou, destaque o que você já domina, (e dentro do que você domina pode haver algumas coisas que precisam de uma atenção a mais viu?)O que você tem dificuldade, por exemplo: matemática, acertei trigonometria, mas errei três questões de logaritmo, percebe como isso vai te dar um prisma do seu conhecimento?

Faça Resumos

Por último, mas não menos importante, depois de fazer seu diário de bordo, uma vez por semana revise o que foi estudado, por exemplo: dia 16 estudei média ponderada, errei “isso, e aquilo”. Guarda isso aí no diário de bordo. Na sua revisão semanal, você pega seu caderninho e veja o que precisa ser revisado, o ideal é resolver três exercícios do conteúdo que precisa de atenção para revisão.

Já conferiu nossas lives no Instagram com várias dicas de estudos?

Mimos para melhorar seus estudos.