Editais liberados FIES, PROUNI E SISU

Minha genteeeeeeee, foi liberado pelo Ministério da Educação no Diário da União, os editais para FIES, PROUNI E SISU! Aleluiaaaaa, menos uma espera, menos uma ansiedade na vida do estudante não é mesmo?

Vamos conferir alguns normativos do respectivos editais? Confere aqui neste post.

FIES – referente primeiro semestre de 2022

• inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, pelo sistema de seleção do Fies – FiesSeleção, através deste link.
  • o sistema ficará disponível do dia 08 de Março até ás 23:59min do dia 11 de Março, horário da nossa capital federal viu? Brasília (caso você não saiba hahahah, brincadeirinha)
  • ao acessar o FiesSeleção, o candidato deverá efetuar seu cadastro no “Login Único” do governo federal, clica aqui. Caso você já tenha o cadastro, é só realizar o login por meio do número do seu CPF e senha.
  • para inscrição o candidato deve: ter participado do Enem a partir de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a zero, assim como não tenha participado no referido Exame como “treineiro”,  e  possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
  • para efetuar sua inscrição o candidato deve obrigatoriamente informar o seu número de registro no Cadastro de Pessoa Física – CPF, correio eletrônico (e-mail) pessoal válido, demais exigências solicitadas no âmbito do FiesSeleção e na descrição do Edital do Fies 2022.

POUNI– referente primeiro semestre de 2022

• inscrições serão feitas em etapa única, exclusivamente pela internet, através deste link. No período de 22 de fevereiro de 2022 até as 23 horas e 59 minutos de 25 de fevereiro de 2022, observado o horário oficial de Brasília – DF.
  • para participar da inscrição do prouni, o candidato deverá ter participado da edição de 2021 do Enem, e tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a zero, assim como não tenha participado no referido Exame como “treineiro”.
  • e deverá atender uma dessas condições: tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, seja pessoa com deficiência, ou seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

• e em relação as bolsas do Prouni?

integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo;

parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.

Edital Prouni 2022

SISU– referente primeiro semestre de 2022

• As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio deste link,  no período de 15 de fevereiro de 2022 até as 23 horas e 59 minutos do 18 de fevereiro de 2022, horário de Brasília.
  • o estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e  deverá especificar:

em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno, e a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor, às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas e informadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu, ou vagas destinadas à ampla concorrência.

• A inscrição no processo seletivo do Sisu implicará no consentimento para a utilização e a divulgação de suas notas obtidas no Enem 2021 e das informações prestadas no referido Exame, inclusive aquelas constantes do questionário socioeconômico, das informações relacionadas ao seu CPF no Censo da Educação Superior.

Edital Sisu 2022.