Como aproveitar bibliotecas virtuais nos estudos para medicina

Como aproveitar bibliotecas virtuais nos estudos para medicina

Durante o processo de aprendizado na graduação o aluno vai consumir diversos conteúdos teóricos. Esses conteúdos podem ser catalogados como: pesquisas, monografias, projetos de conclusão de cursos, livros e etc… Muitas vezes encontrar esse conteúdo teórico pode ser difícil de achar e por isso é importante saber como aproveitar bibliotecas virtuais nos estudos para medicina.

Nesse post você vai entender as bibliotecas virtuais e como ela pode te auxiliar no seu progresso acadêmico.

Confira o post completo →

Matérias teóricas de medicina

Não dá pra começar sem ter conhecimento, e para ter conhecimento é preciso estudar. Mesmo em métodos de estudo que o aluno tem contato com a prática desde o início, o conteúdo teórico também é estimulado. Alguns conceitos básicos de medicina são conhecidos através de muito estudo, e para isso estudar somente durante as aulas pode não garantir o seu sucesso, mesmo que se trate de um curso integral.

Um dos seus melhores amigos durante o período acadêmico será a biblioteca da instituição. Nela estarão presentes todo o tipo de conteúdo que você irá precisar durante a sua jornada de estudo, incluindo o estudo médico. Com a biblioteca você pode aumentar a sua bagagem teórica acerca de:

• Anatomia;
  • Biologia Celular;
  • Embriologia;
  • Imunologia;
  • Fisiologia…

…e várias outras matérias.

E você ainda conta com a facilidade da digitalização do conteúdo disponibilizado na biblioteca virtual.

Bibliotecas Virtuais

A biblioteca virtual é uma opção que facilita a vida de quem precisa do conteúdo sem precisar se deslocar. Com a virtualização do acervo a pessoa tem acesso 24 horas aos conteúdos utilizados pela instituição.

A biblioteca é um ponto vital para o modelo de ensino da instituição. É ela quem vai dar suporte ao aluno durante sua jornada acadêmica. A Unex é um exemplo de instituição que utiliza um amplo sistema bibliotecário pensado nos alunos. E como é o sistema de biblioteca da Unex?

“O Sistema de Bibliotecas da Unex reúne, classifica, preserva e garante o acesso a diversos conteúdos digitais, utilizados por estudantes na realização de pesquisas e outras atividades. Com uma vasta coleção e em constante renovação, atende várias necessidades dos discentes.

As Bibliotecas da Unex possuem uma abordagem alinhada às prioridades estratégicas da instituição, garantindo um grande acervo de conteúdos, que auxiliam estudantes na construção de pesquisas, realização de trabalhos, além de fornecer boas referências e possibilitar maior nível de aprendizagem.

São reconhecidas como ambientes de promoção do conhecimento, da criatividade, tecnologia e inovação, integrando o mundo físico e digital, e fornecendo oportunidades de aprendizado e lazer.”

E como funciona a biblioteca virtual da Unex?

O Sistema de Bibliotecas da Unex vem com um formato interativo; a proposta deste modelo visa alcançar quem ainda tem resistência às publicações eletrônicas. É por isso que esse formato inteligente monitora as mudanças nas publicações e disciplinas, a fim de responder às necessidades e preferências de leitores e leitores.

Para isso, a Biblioteca Virtual da instituição disponibiliza em seus planos de ensino todas as referências virtuais, garantindo que o acervo esteja integrado 24h por dia, a partir de qualquer aparelho com conexão à internet, como o celular, computador ou tablet.

São milhares de títulos e materiais disponíveis, compostos pelo acervo Busca Integrada, que conta com atendimento via chat e recursos das plataformas:

• Minha Biblioteca
  • Pearson
  • Editora Fórum
  • EBSCO/Medline

O conteúdo, que pode ser acessado de forma simultânea, está disponível para toda a comunidade acadêmica da Unex. Além de consultar os conteúdos na íntegra, leitoras e leitores podem fazer anotações e comentários no texto e armazená-los para futuras pesquisas.

O Sistema de Bibliotecas da Unex tem acesso online a diversas bases de dados open-science, por meio da Busca Integrada, bem como acesso a e-books e repositórios institucionais; conta com acesso ao Portal de Periódicos, principal meio de publicação científica da Unex – com as revistas Diálogos & Ciência e Graduação em Movimento, estimulando a produção científica na instituição