Como escolher uma escola médica?

Como escolher uma escola médica?

O Enem pode ser a melhor opção para o ingresso no curso de Medicina, mas não a única. Por isso, se você já tem certeza de que nasceu para ser médica ou médico, mas sabe que não foi bem o suficiente nas provas do Enem para garantir uma vaga em uma instituição pública, nós temos uma boa notícia: você não precisa abdicar do seu sonho.

Existem faculdades privadas de Medicina de alta qualidade que podem ajudá-lo a desenvolver as capacidades necessárias para ser um profissional de excelência. E elas nem sempre estão entre as mais caras. A questão é você saber escolher bem onde vai estudar.

Nós preparamos esse guia que vai orientar os seus próximos passos!

Acerte na escolha

O ideal é garantir uma graduação que corresponda verdadeiramente às suas expectativas, mas também às necessidades de um mercado em constante evolução. Para ajudá-lo a fazer uma escolha mais consciente, anote esses pontos que devem ser observados com atenção:

• Verifique a avaliação da instituição no MEC;
  • Analise a estrutura física da faculdade;
  • Converse com estudantes do curso;
  • Verifique as formas de ingresso oferecidas;
  • Veja a metodologia e o corpo docente;
  • Analise as possibilidades de ingresso no mercado

Além dos critérios específicos de qualidade das universidades, que são analisados anualmente pelo MEC, outro aspecto que você deve verificar é a metodologia de ensino. É importante certificar se é PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), tradicional, modular ou mista.

Não deixe de observar ainda a estrutura física da instituição, o que vai te assegurar uma boa vivência prática, e a qualidade do corpo docente, afinal, os professores desempenham papel essencial de apoio nas atividades de pesquisa e extensão, para além das aulas.

E a mensalidade, vai pesar no bolso?

É preciso ter em mente que a mensalidade de uma faculdade de Medicina é alta. No entanto, é um valor que varia consideravelmente de uma instituição para outra porque é influenciado por fatores como localização, avaliação da instituição no MEC, formação do corpo docente, entre outros.

A média de um curso de Medicina gira em torno de R$ 6 mil ao mês, sendo possível encontrar mensalidades que vão de aproximadamente R$ 5,4 mil até mais de R$ 11 mil. Mas estamos falando de uma profissão com uma média de remuneração elevada e boas perspectivas de ascensão na carreira. Dessa forma, a mensalidade deve ser encarada como um investimento com retorno possível em curto e médio tempo de atuação no mercado de trabalho.

Lembre-se que como a graduação em Medicina é integral, nem sempre dá para conseguir um estágio que ajudaria a arcar com os custos, mas existem programas de bolsas e financiamentos que podem auxiliar a pagar esse valor.

Com todas as informações em mãos, o melhor é compará-las. Esse é provavelmente o melhor método para escolher uma faculdade de Medicina, pois permite constatar os pontos fortes e fracos de cada instituição com clareza e assertividade. Quer mais informações sobre esse assunto, clica aqui, tivemos uma live super bacana com Dr. Silvio Pessanha, dr em Neurologia, diretor do IdoMed, e o Head dos cursos de medicina na Estácio no Brasil

Nos próximos dias vamos mostrar as principais escolas de Medicina do país, agrupadas por região, para te ajudar a encontrar o lugar perfeito onde você vai começar a realizar seus sonhos.