Como estudar para o Enem

Compartilhar:

como estudar para o enem

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Como estudar para o Enem? A edição 2022 está logo ali, falta menos de 120 dias, bate logo aquela ansiedade né, medaholic?!  Mas, calma! Confie em você e no seu processo, você se dedicou até aqui, a dica é: fica tranquilo, continue no seu cronograma, fé em você e vai dar tudo certo.

E tem aquela turma que está começando a se preparar agora, para o próximo Enem, e no texto de hoje, vamos falar para geral: quem já está estudando e quem vai começar a se preparar, como estudar para o Enem?

Essa é a pergunta de milhões, não é mesmo? Todo mundo quer saber como estudar, como conseguir seu lugar ao sol, ou melhor, como conseguir a tão sonhada vaga em medicina.

Vamos lá, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Vale ressaltar que não existe certo ou errado, existe o que é possível, palpável, dentro dos seus limites, e como você pode aproveitar melhor seu tempo, qual o melhor método de estudos para você, entre outras coisas. Quer saber mais? Continua a leitura.

 

Como funciona o Enem?

O Enem é o maior processo seletivo do Brasil, ele foi criado em 1998, com o intuito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio.

Em 2009, o exame deu um upgrade na sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. 

Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

A sua nota do Enem pode ser utilizada nos programas do Governo Federal: Sistema de Seleção Unificada (SISU), ou Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Além disso, a sua nota do Enem é aceita em mais de 50 instituições de ensino superior portuguesas, olha aí mais uma oportunidade de fazer uma graduação de ensino superior e na europa, já pensou que demais?

E se você passou numa faculdade particular? O participante do Enem pode pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Como o Enem está dividido?

A prova do Enem acontece em dois dias, e o participante faz a provas de quatro áreas e conhecimento:

  • Linguagens;
  • Códigos E Suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas E Suas Tecnologias; 
  • Ciências Da Natureza E Suas Tecnologias; 
  • Matemática E Suas Tecnologias;

Que somam 180 questões objetivas, além dessas questões o participante também será avaliado por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

 

Como conhecer a estrutura da prova?

Simulados são fundamentais na jornada de preparação para passar no Enem, principalmente quando o seu foco é passar em medicina. Isso porque as provas são “simuladas” no nível de exigência das provas nos processos seletivos, podem medir o nível da sua preparação e onde você deve dar mais atenção: qual disciplina você tem maior dificuldade de aprendizado e como solucionar esse problema.

Os simulados, geralmente, são produzidos com questões de processos seletivos anteriores e, portanto, você não deve achar que exatamente aquelas questões podem cair nas provas novamente. Eles servem como testes de conhecimento. Por isso, a preparação tem que ser intensa para que você não tenha surpresas desagradáveis na prova.

Faça nosso simuladão para o Enem e fique mais preparado para arrasar na prova!

Quais são as provas mais importantes?

Quando falamos em concurso, vestibular, Enem, enfim, estamos falando de estratégia. É impossível estudar tudo de tudo, deu para entender? Haha Não existe tempo hábil para estudar e revisar tudo, a não ser que você esteja se programando para fazer essa prova daqui a três anos, por exemplo. O que não é a realidade da maioria dos estudantes né? o aluno começa o ano, se preparando para as provas que vão acontecer no decorrer daquele ano. Então o tempo é fundamental nesse quesito.  Portanto, é importante saber quais provas valem mais e quais são mais importantes no seu estudo. Olha a organização de estudos mais uma vez batendo na sua porta.

Quais conteúdos mais recorrentes?

Por que conhecer os conteúdos mais recorrentes? Porque será por eles que você vai iniciar o seu estudo. Você só começa a estudar o que não é tão recorrente, se o assunto for base de estudo para o assunto que é recorrente, entendeu? Caso contrário, é preciso dominar os assuntos que mais caem na determinada prova, você precisa estar preparado. Na dúvida vá do macro para o micro.

Onde você está no processo de aprendizado?

Se você for um aluno iniciante, você vai ter que voltar em assuntos básicos, embora os alunos mais avançados voltem para esses assuntos básicos, eles voltam de maneira mais rápida, como?

Fazendo exercícios, ele não precisa ficar afiado no ganho do conteúdo, basicamente só faz uma revisão. Então caro colega iniciante, se você tem assuntos básicos que não domina, é melhor você começar por eles, e você é um aluno intermediário ou avançado, se não lembra de algum assunto básico, vale a pena fazer alguns exercícios para ativar sua memória.

Ei, mas nada impede o iniciante ir por esse caminho também viu? Até porque o aprendizado é individual, tem dicas para ajudar? Tem sim, mas cada cabeça funciona de uma maneira não é verdade?

A questão é a seguinte: o ponto que você está, básico, intermediário ou avançado, vai determinar o quanto você precisa se empenhar para dominar determinados assuntos que são importantes e recorrentes para a prova.

 

Redes sociais como sua aliada.

Distrações, como celular, televisão, entre outras coisas podem ser vilões quando o assunto é estudar, porque esses mecanismos podem tirar seu foco e sua atenção, porém, que tal usar a rede social, como sua aliada? Existem diversos perfis que falam especificamente de Enem, de medicina, de dicas de estudos, entre outras coisas do universo Enem e vestibulares. Mantenha seu foco, e extraia o que for melhor para você e seus estudos.

Falando nisso, em rede social, você já conferiu nossas dicas no nosso perfil do Instagram?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?