Como estudar usando provas antigas do Enem?

Olá medaholic, como você está? Como anda essa rotina de estudos para entrar numa escola médica? Saiba que estudar usando provas antigas do Enem podem te ajudar com isso. Mas antes de começarmos o tema do texto de hoje, vale ressaltar algumas coisas.

Passar em medicina é o seu objetivo? É importante focar no seu objetivo, é entender que nesse momento é necessário o foco, a dedicação e estudar bastante.

O aprendizado é bem individual, e métodos de estudos existem vários, inclusive tem matéria aqui no portal falando sobre métodos de estudos. Mas você precisa saber qual o melhor método você se encaixa enquanto estudante.

Por falar em métodos de estudos, e sobre estudar para passar em medicina, o texto de hoje é sobre uma dica maravigold, sobre como estudar usando provas antigas do Enem. Vamos nessa?

Por onde começar?

Isso vai depender do aluno. Se você é um aluno iniciante, antes de responder provas antigas, inteire-se do conhecimento básico. Você precisa ganhar base.

Vai lá nos conceitos básicos de todos os assuntos, toda a introdução dos conteúdos. Assim você ganha possibilidade de evoluir no raciocínio.

Se você é um aluno que já tem uma base, o ideal é que comece pelos assuntos mais recorrentes. Organizar um cronograma de estudos que obedeça aos assuntos que mais caem no Enem, assim você não perde tempo focando em assuntos que quase não são cobrados na prova.

Lembre-se que a prova do Enem é uma prova de estratégia, use as estatísticas a seu favor.

A melhor forma de aprendizado

Estudar respondendo provas antigas, é a melhor maneira de aprendizado que o aluno pode ter.

Estudar por questões é de grande valia, lembrando que se você ainda está “cru”, não tem domínio nos assuntos de base, provavelmente você não terá um bom desempenho.

E resolver questões te dá uma base dos conteúdos que você sabe, e dos que você não sabe e precisa melhorar. Além disso, você familiarizar-se com a prova, entende como resolver as questões da prova do Enem.

Não adianta só focar na teoria, se você não colocar em prática o que você estudou.

Habilidade leitora

Outro ponto importante em estudar usando provas antigas do Enem, é que você adquire habilidade leitora.

De nada vai adiantar você saber o conteúdo se você não dominar a habilidade leitora, e o que é isso?

É o domínio da linguagem da prova que você quer fazer, aqui no caso, é a prova do Enem, se você consegue entender o que o enunciado da questão quer, otimize seu tempo naquela questão e sua chance de acerto é bem maior.

Como estudar usando provas antigas?

A quantidade não importa viu? Você tem que se preocupar em entender o que foi que você errou, porque você errou, não adianta resolver 50 questões de você não identificar quais você errou, quais acertou e ter um diagnóstico.

Além de gerar um desânimo, porque você vai responder várias questões, depois vai ver o resultado, e talvez não seja positivo. Ao invés de se cobrar com a quantidade de questões no seu estudo por provas antigas, faça análise da questão que você errou:

1. Errei porque não sei o conteúdo. Então volte e aprenda o conteúdo. Busque o entendimento, em apostilas, videoaulas, caderno de anotações, etc. Tenha com você um caderno de aprendizado, anote o que errou, leia sobre o conteúdo, depois faça uma síntese do que você entendeu, e volte para a questão.
  2. Errei porque não entendi o que foi perguntado. (problema de habilidade leitora)
  3. Errei porque não tive tempo de ler, só chutei.
  4. Errei porque estava cansado, e tive uma dificuldade no raciocínio.

Passou o pente fino nessas dicas? Agora sim continue seus estudos por provas antigas do Enem, dessa maneira, além de conteúdo, você ganha confiança, entendimento da prova, e consequentemente se hoje você resolvia 20 questões, amanhã vai resolver 40, e assim vai.

Relaxa, aproveita e só vai, espero que tenha curtido essas dicas, aqui no nosso portal temos outras matérias com dicas de tudo o que você precisa saber como estudar para entrar em medicina.

Veja mais sobre como estudar usando provas antigas do Enem: