Como não me sabotar nos estudos?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Certamente você já deve ter ouvido falar a palavra autossabotagem, ou já deve ter se perguntado “como não sabotar os estudos?” principalmente nos estudos. Por isso, se você está por aqui, provavelmente deve ser um vestibulando de medicina. 

A autossabotagem é agir contra si mesmo. Ou seja, atrapalhar as próprias tarefas, seus estudos, ou qualquer outra atividade que você esteja focado..

Ter um propósito e se manter firme para concretizá-lo pode ser uma das tarefas mais difíceis e convenhamos que estudar para o vestibular não é muito diferente, não é mesmo? É preciso ter constância, determinação e foco. 

Por ser uma atividade que requer uma atenção a mais do estudante, muitas vezes acaba sendo também o motivo de desânimo. Mas por que isso acontece? Algumas vezes enfrentar o insucesso, ou não conseguir identificar as causas para alguns contratempos, pode acabar resultando em autossabotagem. Tais como ter dificuldade em compreender um conteúdo ou falta de concentração.

Talvez não seja simples falta de sorte, e o problema pode estar na sua mente, que insiste em boicotá-lo. Essa montanha russa de comportamento funciona como um mecanismo de defesa contra conflitos. No entanto, em vez de protegê-lo, ele pode estar prejudicando você.

O medo da reprovação, muitas vezes, faz com que a insegurança bata forte na sua cabeça, e alguns fenômenos podem acontecer, por exemplo:  Sabe aquele branco na hora da prova? Pode ser um sinal de autossabotagem. 

Afinal, se você se preparou tanto, por que não conseguiu se lembrar do conteúdo quando mais precisou?

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Indiana, nos EUA, apontou que o ato de se sabotar é mais frequente quando nosso cérebro está no pico de atenção e foco, ao contrário do que você pode pensar.

Como não me sabotar?

Existem duas maneiras de auto sabotagem: consciente ou inconsciente. A sabotagem de forma inconsciente é a maneira mais comum. Muitas vezes, as pessoas nem se dão conta de que estão se sabotando. Mas isso não sou eu que digo, é a psicologia que explica esse fenômeno. 

Estudos feitos ao longo dos anos por vários especialistas mostraram que a autossabotagem costuma ter origem em traumas vividos durante a infância e a adolescência. De maneira indireta, as experiências se transformam em comportamentos negativos e sentimentos ligados ao fracasso.

Por exemplo, uma crítica feita por um parente próximo, ainda que de modo não intencional, por exemplo, pode provocar perturbações duradouras.

Se, quando criança, alguém disse que você era muito tímido, é possível que tenha aceitado aquilo como verdade eterna, sem que, de fato, seja uma característica legítima.

Algumas dicas de evitar a autossabotagem

  • Faça o que deixa você feliz.
  • Não tome decisões ou faça escolhas pensando em agradar alguém.
  • Conheça seu propósito! É medicina que você quer, então coragem, siga em frente, e coragem não significa a ausência do medo, fazer as coisas sem medo é irresponsabilidade, abrace seus sentimentos, no caso o medo mesmo, confie em você e siga em frente, você é capaz.
  • Depois de reconhecer o seu objetivo, você precisa alcançá-lo, o ideal, portanto, é definir metas menores e, então, conquistá-las aos poucos até alcançar o objetivo maior.
  • Identifique seus gatilhos! Quais são os fatores que te paralisam, que não te deixam seguir em frente? Ter autoconhecimento é importante nesse processo.
  • Feito é melhor que perfeito, não se cobre tanto, dê passos de formiguinha, o importante é a qualidade, não a quantidade. 
  • Valorize o que você tem de melhor, que tal olhar para suas qualidades, e deixar de lado a negatividade?

Alguns tipos de autossabotagem:

  • Vitimização – não adianta se colocar nesse lugar de vítima, esperando uma bonificação, seja o protagonista da sua história;
  • Negação: não negue suas próprias necessidades e desejos a fim de evitar a experimentação do fracasso;
  • Culpabilidade – esquece o martírio;
  • Procrastinação – não deixe tudo para depois;
  • Medo – Não deixe ele te paralisar, ou ser irresponsável.

Melhore sua rotina de estudos

Acima você viu algumas dicas para te ajudar a evitar a sabotagem. Acredito que você já saiba, mas essa não é uma tarefa fácil. Evitar a autossabotagem é um processo que requer também determinação, assim como demanda os estudos.

Uma estratégia eficaz para aprimorar seu desempenho é promover uma mudança na sua rotina. Se você se encontra insatisfeito com seus estudos e falta ânimo para manter o foco, uma sugestão é reconsiderar a organização do seu tempo de estudo.

Por isso, recomendamos a leitura do livro “Desinvente”, publicado pela editora Grupo A+, como uma valiosa ferramenta para aprimorar seus estudos, evitar a autossabotagem e adotar métodos mais eficientes.

Neste livro, você vai compreender como as mudanças podem trazer benefícios significativos, te auxiliando a aprimorar suas habilidades de concentração nos estudos. Além disso, o livro oferece insights valiosos sobre como evitar a autossabotagem, promovendo um ambiente propício ao seu crescimento acadêmico e pessoal.

 

Confira o link e conheça o livro que vai te ajudar a transformar a forma como você estuda:

Desinvente: Como o que já está feito pode (e precisa) ser desfeito

 

Certamente, anular os sintomas da autossabotagem não é um processo fácil, mas também não é impossível. O primeiro passo é reconhecer que eles existem e, para isso, o autoconhecimento é fundamental.

Se você sente que tem se sabotado, dedique um tempo a si mesmo e reflita sobre os seus propósitos, uma vez que você é capaz de identificar o que quer, fica mais fácil perceber quais obstáculos estão sendo criados.

 

Veja algumas matérias que podem te auxiliar neste processo:

 Não passei no vestibular de medicina, e agora?

A importância do espaço de estudos adequado para a produtividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?