Conheça 5 fatos sobre trovadorismo

conheça 5 fatos sobre o trovadarismo

E aí mediciner, você está por dentro de Literatura? Conheça 5 fatos sobre trovadorismo. Falamos muito de medicina, Enem, prova de vestibulares diretos, dicas de como estudar, por onde começar, falamos também de disciplinas como Redação e Matemática, mas para você ter uma resultado positivo, dominar outros conteúdos também é importante, por exemplo Literatura.

E no texto de hoje vamos abordar o trovadorismo que está dentro da literatura, vamos nessa?

Conheça 5 fatos sobre trovadorismo

O trovadorismo é, sem dúvida, uma das manifestações literárias mais importantes para a história da humanidade e consolidação da literatura como forma de arte.

Sendo considerada a primeira escola literária da qual temos conhecimento, o trovadorismo teve seu início lá na Europa e teve seu apogeu nos séculos XII e XIII, entrando em declínio no século XIV.

Suas principais obras, chamadas de cantigas, são divididas em 4 tipos: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

• Cantigas líricas e satíricas

É o primeiro movimento literário europeu, datado na idade medieval entre os séculos XI e XIV. Sua principal característica é a produção de cantigas líricas (focadas em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas)

• Aproximação da música e poesia

O autor das cantigas era chamado de “trovador”, enquanto o “jogral” as declamava e o “menestrel”, além de recitar, tocava os instrumentos. Todos os manuscritos das cantigas trovadorescas encontradas estão reunidos em documentos chamados de “cancioneiros”.

• Os 4 tipos de cantigas do trovadorismo

Dependendo do tema, da estrutura, da linguagem e do eu lírico, as cantigas trovadorescas são classificadas em quatro tipos: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Cantigas de amor: os sentimentos são expressos com mais profundidade, sendo que o tema mais frequente é o sofrimento amoroso;

Cantigas de amigo: o trovador procura traduzir os sentimentos femininos, falando como se fosse uma mulher. Nessa época, a palavra “amigo” significava “namorado” ou “amante”;

Cantigas de escárnio e maldizer: reuniam versos que criticavam a sociedade, os costumes e ridicularizavam os defeitos humanos.

• Marco inicial da literatura portuguesa

O ano de 1189 (ou 1198) é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

• O rei também escrevia

O rei D. Dinis (1261-1325) foi um grande incentivador que prestigiou a produção poética em sua corte. Foi ele próprio um dos mais talentosos trovadores medievais com uma produção de 140 cantigas líricas e satíricas.

Veja mais: