Melhores Faculdades de Medicina: Veja quais são

Universidades Públicas de Medicina

Divulgados na última terça-feira, 20, pelo Ministério da Educação, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade 2019 – comprovam que as melhores faculdades de medicina são públicas, sobretudo das universidades, quando o assunto é qualidade dos cursos de Medicina.

Dos 28 cursos avaliados com conceito máximo, 24 são faculdades públicas  de medicina. Contudo, na região Sul do país, a situação é diferente.

Região Sul

Deste total, quatro receberam conceito 5, patamar mais alto na escala de avaliação. Metade está na iniciativa privada – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Positivo (UP).

Os outros dois cursos são da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Quando analisamos as graduações em Medicina que obtiveram nota 4 no Enade 2019, na região Sul, e, portanto, estão a um passo da excelência em ensino, pesquisa e extensão, a participação das instituições particulares mais uma vez chama à atenção. São dez cursos de um total de 20.

E quais são as faculdades de medicina de conceito 3?

No conceito 3, cursos considerados bons, nove graduações são da iniciativa privada e três de instituições públicas – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Localizada na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) é a única IES da região, com status de universidade, que recebeu conceito 2, considerado insuficiente pelo MEC. O Centro Universitário de Maringá (Uningá), instituição privada sem fins lucrativos, também obteve esta nota.

Assim como no Nordeste, o Sul do país não registra nenhum curso de Medicina com conceito 1.

CONFIRA AS MELHORES FACULDADES DE MEDICINA DA REGIÃO SUL (ENADE 2019):

• PUCRS Porto Alegre RS
  • UEM Maringá PR