Escola de ensino médio só para quem quer estudar medicina? Existe sim!

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Para aqueles que querem respirar a Medicina antes mesmo de entrar na faculdade, existem turmas específicas para essa preparação.

 

Na busca incansável por aquela vaguinha preciosa no curso de Medicina, muitos medaholics resolvem investir até mesmo em um Ensino Médio já voltado para uma preparação prévia para as provas do Enem e de vestibulares ao redor do país.

 

É claro que, na maioria das vezes, essa decisão passa também por uma conversa com os responsáveis pela parte financeira, afinal de contas, escolher estudar Medicina é um investimento da família inteira. Mas a verdade é que, se imaginar dentro do universo médico e começar a avistá-lo, mesmo que de longe, já é um grande reforço na hora de trabalhar a sua persistência e disciplina.

 

E olha, você vai precisar de muita! Não porque o curso é ruim, afinal de contas, sabemos que ele é sensacional, mas porque a vida do acadêmico e até mesmo do pré-acadêmico de Medicina é bastante cansativa. Então, na hora que o calo começar a apertar, repita consigo mesma: eu quero Medicina, sim! Cê num tá estudando tanto à toa, né?

 

E é justamente aí que entra a importância de toda uma preparação específica para esses desafios. Por isso, investir em turmas específicas para Medicina, durante o Ensino Médio, pode ser um grande negócio! Partiu saber mais sobre isso?

 

É sério que existem turmas de colégio só pra Medicina?

 

 

Sim, seríssimo, medaholic! Existem escolas que recrutam professores especificamente para darem aulas para turmas focadas em Medicina. E, geralmente, o nível de fluidez e a dinâmica das aulas acabam sendo significativamente melhores. Afinal de contas, todo professor gosta de alunos comprometidos e interessados, não é mesmo? E sabemos que se tem uma coisa que o medaholic tem, é comprometimento. Dessa forma, une-se o útil ao agradável, ou como dizia minha avó: “a fome com a vontade de comer”.

 

É o caso do Colégio GGE, em Recife. E quem confirma isso, é o professor de Biologia da casa, Eraldo Belarmino. Segundo ele, as aulas das turmas voltadas para quem quer estudar Medicina têm um “nível totalmente diferenciado”, acima do padrão.

 

Lá, a partir do 1º ano do Ensino Médio, o aluno tem uma carga horária diferenciada, além de terem missões específicas, com desafios extras e questões com um maior nível de aprofundamento, além de bibliografias suplementares. Parece ser tudo que um estudante interessado em Medicina gostaria de ter, né? 

 

E os alunos do GGE também acreditam que esse tipo de preparação os ajudam no caminho rumo à aprovação, fazendo com que se sintam mais confiantes. Essa é a opinião de Safira Liberato, do 1º Ano, e Pedro Augusto, do 2º Ano. Confira os depoimentos completos na página do colégio.


Só que a gente já vê que essa vida não é moleza a partir daí. Isso porque, até pra participar desse tipo de turma, é preciso ser feita uma seleção. Nem no colégio a concorrência descansa!

Também em Recife, o Colégio Santa Maria é outra instituição que fornece a Turma Medicina, para os alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio. Nesta modalidade, o aluno cumpre com ampla carga horária e enfoque nas matérias de Biologia, Física, Matemática e Química. As aulas acontecem em salas próprias, ao longo de todo o ano, e durante às segundas-feiras, os alunos também têm aulas no período da tarde.

 

E se você tá se perguntando se todas essas turmas só ficam no Nordeste, calma! O Sudeste do país também tem exemplos de colégios que oferecem turmas para quem quer estudar Medicina.

 

 

O Colégio SEI, do Rio de Janeiro, é mais um a oferecer preparação especializada para o mundo médico. Lá, cada turma tem uma equipe de coordenação que acompanha o trabalho e desenvolvimento dos alunos, auxiliando-os na montagem de planos de estudo de forma individualizada. Além disso, eles aplicam os simulados aos sábados, justamente para “simular” a prova oficial, tornando a experiência ainda mais próxima. 

 

E para ajudar você a segurar as rédeas e não entrar em parafuso, oferecem também acompanhamento psicológico ao longo do ano. Assim é bom, hein? Claro que isso não é regra, e nem todo colégio vai oferecer esses “extras”, mas esse é um exemplo do que pode estar incluído em uma turma para Medicina.

 

E não podemos deixar de falar do tradicionalíssimo Colégio Poliedro, no estado de São Paulo, que é outro a oferecer a 3ª série MED, feita para quem busca aprovação nas mais concorridas faculdades de Medicina, sejam elas públicas ou particulares.

 

Como você pode ver, caríssimo(a) medaholic, existem muitas opções de turmas ao redor do país e sabemos que as limitações geográficas podem ser um fator limitante. No entanto, agora que você já sabe que sim, as turmas para Medicina são reais, você já pode começar a olhar aí pela sua cidade se não tem um colégio que possa te oferecer essa possibilidade de aprendizagem e imersão.

 

Ah, importante! Aqui, a gente deixa claro que não há preferência por uma escola ou outra, sendo os colégios acima apenas exemplos de instituições que oferecem essa modalidade de ensino. E pra te ajudar nessa busca de colégios pela sua região, vamos te dar uma colherzinha de chá, trazendo algumas outras instituições que oferecem turmas para Medicina em outros estados do Brasil. Se liga aí:

 


*Oferece turmas de revisão para a Faculdade Bahiana de Medicina

 

“Então me diz uma coisa: é melhor uma turma dessas ou um cursinho?”

 

 

Olha, medaholics, vou ser bem sincero. Na hora de se preparar para o vestibular de Medicina, vale tudo! E sabemos que o investimento não é barato. Portanto, muito provavelmente, você pode ter uma boa preparação tanto com uma turma específica de Ensino Médio, quanto com um cursinho pré-vestibular focado na área médica.

 

A maior diferença entre eles, é que com uma turma de Ensino Médio para Medicina, você pode ter o assunto de forma absolutamente integrada com as propostas da sua escola, enquanto que, com um cursinho, você provavelmente vai ter outro tipo de abordagem e compartilhará seus estudos tanto com outros colegas, quanto com outros professores.

 

Então, isso fica mais a seu critério: você prefere fazer tudo de forma integrada, ou prefere outros estímulos e ambientes para o seu aprendizado? Sabendo disso, você pode afiar sua pontaria que a aprovação é certeira!

 

Estamos entendidos?

 

Então é isso, medaholic! Hoje você pôde entender o que boa parte das turmas de Ensino Médio voltadas para Medicina podem oferecer, a sua importância para uma maior preparação para o Enem e para os vestibulares, além de como escolher entre uma dessas turmas ou um cursinho pré-vestibular.

Faltou mais alguma coisa? Talvez a sua dúvida esteja entre nossos outros posts aqui do site! Visite nossas matérias e fique por dentro de tudo que há para saber sobre a jornada do sonho médico!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?