Estudar no exterior: 4 dicas para enfrentar esses desafios!

Fazer intercâmbio no exterior é uma possibilidade real para muitos estudantes que sonham em ter essa experiência em outros países. Estudar no exterior não é apenas o currículo que fica turbinado, mas o contato com outras culturas pode te enriquecer muito pessoalmente.

Não é à toa que a experiência de intercâmbios é tão procurada em países com boas universidades. Mas há alguns cuidados e desafios que devem ser encarados para viver essa oportunidade plenamente. Quer estudar no exterior? Vamos te dar algumas dicas neste post como:

• Como se planejar para estudar no exterior?
  • A barreira do idioma;
  • Planejamento financeiro para estudar no exterior;
  • E a saudade de casa? Como fica?

Continue a leitura para saber mais sobre essas dicas e saiba como estudar no exterior sem dificuldades!

Como se planejar para estudar no exterior?

Se para curtir uma viagem o planejamento é fundamental, imagina fazer um curso de, pelo menos, seis anos em outro país? Tudo começa com a escolha da universidade e do país. Isso deve ser considerado não apenas pela questão financeira, mas pela fluência no idioma. O planejamento financeiro é importantíssimo porque o gasto não é apenas com a mensalidade, quando tiver, mas com moradia, alimentação, transporte, material didático etc. Conhecer bem a moeda local e fazer as conversões para a moeda brasileira dá uma boa estimativa de custos.

Muitos brasileiros optam por universidades em países vizinhos como Argentina, Bolívia e Paraguai porque as mensalidades são geralmente mais baratas do que no Brasil e o custo de vida também é mais acessível. Se você optar por universidades americanas ou europeias, aí o custo fica muito mais alto e o processo de entrada é mais difícil e concorrido.

Veja também:

A barreira do idioma

As principais universidades do mundo fazem teste de fluência no idioma local para candidatos de outros países. Por isso, ao tomar uma importante decisão como essa, é fundamental se preparar algum tempo antes com aulas do idioma do país escolhido. Lembrando que o inglês é lido e falado nas melhores universidades do mundo.

Cada país, cidade ou região tem sotaques diferentes, que podem dificultar a compreensão oral e a pronúncia, mas isso também é questão de tempo para se habituar. O segredo está no treino e na prática. Quanto mais você conversar com as pessoas em diferentes situações, mais rápido vai se adaptar ao idioma local. É muito importante perder o receio de errar e praticar o máximo possível diariamente e não somente no ambiente acadêmico.

Planejamento financeiro para estudar no exterior

Dependendo do país escolhido a desvalorização da moeda brasileira é maior e a grana fica mais curta. Com as contas previstas no planejamento financeiro antes da viagem, é sempre bom ter uma reserva para emergências. Uma coisa é uma expectativa, outra a realidade.

Mesmo que você conte com a segurança de uma bolsa de estudos, além de aprender a converter o seu dinheiro na moeda local, você terá que aprender a gastar com inteligência e a economizar para que o seu dinheirinho contado dure até o final do mês sem maiores apertos.

E a saudade de casa? Como fica?

Lógico que no início tudo é festa e empolgação. O processo de adaptação à nova realidade no exterior pode ser cheia de descobertas. Há novidades na alimentação, na rotina de vida na cidade, aspectos culturais diferentes, metodologia de ensino desconhecida… enfim! Há uma série de ocupações iniciais que talvez não dê tempo de pensar na saudade de casa.

Mas com a rotina de estudos já adaptada, a saudade da família pode ser algo muito intenso. Lógico que os dispositivos tecnológicos ajudam na comunicação. Então abuse das conversas, vídeos, lives….

Se mantenha sempre ocupado e ativo. É possível fazer parte de grupos de estudo ou de associações estudantis, praticar algum esporte ou se tornar membro de uma academia local etc. A saudade não pode atrapalhar essa experiência única e que, certamente, vai fazer uma enorme diferença na sua vida profissional e pessoal.

Veja também: