Definição
O humanismo foi um movimento literário que aconteceu no período de transição entre a Idade Média e o Renascimento. É possível verificar diferentes traços do trovadorismo (período anterior) e do Renascimento (período em ascensão) nas obras literárias desse momento. Por conta disso, o humanismo marcou o fim da Idade Média e o Início da Idade Moderna na Europa.
Período histórico
Em Portugal, o Humanismo estendeu-se entre 1434 a 1527 e teve como marco inicial a nomeação de Fernão Lopes como cronista-mor do Reino e, como marco de transição para o Renascimento, a volta do poeta Sá de Miranda da Itália, que trazia as novidades renascentistas.
Outro fator que contribuiu para o surgimento do humanismo foi o avanço científico, com as grandes navegações, invenção da bússola, Galileu provando a Teoria Heliocêntrica, entre outros marcos. Tudo isso deu ao homem uma postura mais cientificista e racionalista.
Características do humanismo
Como dito há pouco, o humanismo é marcado pelo pensamento racional e científico do homem. Logo, a Igreja Católica perde parte de sua influência, transformando a visão teocêntrica da sociedade para a visão antropocêntrica. São características gerais do humanismo:
- Cientificismo: ciência em lugar de destaque;
- Busca pela beleza e perfeição: proporções equilibradas e beleza perfeita;
- Retomada do modelo clássico da Antiguidade: literatura e mitologia greco-romana;
- Racionalidade: produção de conhecimentos sobre o ser humano e o mundo;
- Valorização do corpo humano: foco nos detalhes que revelassem as expressões e desejos.
Principais produções do humanismo
Produções literárias
- Poesia Palaciana: tendo como referência as cantigas do Trovadorismo, a poesia palaciana possuía uma estrutura textual mais elaborada e não era mais acompanhada por música, mas recitada dentro do palácio para a nobreza. Por isso, era recheada de normas e “perfeição”: redondilhas, ambiguidades, aliterações, assonâncias, figuras de linguagem, métrica, ritmo e expressividade.
- Prosa: era dividida em crônicas historiográficas e crônicas ficcionais (novelas de cavalaria). A crônica ficcional foi uma adaptação das novelas de cavalaria do Trovadorismo.
Autores e outras obras humanistas
William Shakespeare: “Hamlet”, “Romeu e Julieta”;
Miguel de Cervantes: “O engenhoso fidalgo”, “Dom Quixote de La Mancha”, “Novelas Exemplares”;
Luís de Camões: “Os Lusíadas”.
- Teatro: o teatro humanista português era um teatro popular e tinha como objetivo criticar a sociedade e discutir sua moral. Era dividido em autos e farsas. As obras teatrais mais famosas são os autos de Gil Vicente, como Auto da Barca do Inferno, Auto da Lusitânia e Auto da Visitação.
Por causa de sua influência, ocorreu essa onda de produções literárias chamada de “teatro vicentino”, que tinha como principais características o retrato dos costumes e tipos da sociedade portuguesa, crítica social, antropocentrismo, retrato psicológico dos personagens, presença de humor e comicidade, caráter moralizante e satírico.
Após todo esse conteúdo, partiu praticar com questões? Entre no grupo do Telegram e participe!
Confira outras coisas que podem te interessar:
Vetores no Enem: o que você precisa saber!
Brasil Colônia: o que preciso saber?
Referência da capa: https://infinittusexatas.com.br/humanismo-resumos-e-mapas-mentais/