Invasões Holandesas no Brasil

Blog
Reading Time: 2 minutes

E aí medaholic, preparados para mais um conteúdo de História? Então senta bem confortável aí, para entender as invasões holandesas no Brasil. Não só de exatas vive o estudante, não é mesmo? Até porque disciplinas como História podem te dar aquela ajuda, quando o assunto é embasamento para construir sua redação. Aqui estão duas dicas no preço de uma hahaha. Vamos entender melhor o contexto das invasões holandesas no Brasil.

 

Invasões Holandesas no Brasil 

Foram uma série de incursões da República das Províncias Unidas (Holanda) durante o século XVII. Ocorreram na Bahia em 1624, e Pernambuco no ano de 1630. A finalidade era retomar e manter o controle sobre a produção e o comércio de açúcar no Nordeste, resultando no controle holandês desta região por quase 24 anos.

E quais os fatores?

União Ibérica- aconteceu no período de 1580 a 1640, durante esse período o reino português estava sob o domínio da Espanha, ou seja, todo território português era comandado pela Espanha. E onde entram os Holandeses nessa história?

A Holanda tinha uma boa relação com Portugal, por conseguinte, a Holanda tinha participação na produção de cana-de-açúcar no território brasileiro. Mas como nem tudo são flores, Espanha e Holanda estavam em conflito, e resultante da união ibérica, a Espanha que estava comandando esse território, o que aconteceu? Os Holandeses invadiram o nordeste brasileiro para comandar a produção e comercialização da cana-de-açúcar.

 

Invasão da Bahia (1624)

Os holandeses dominam Salvador, capital da colônia, entre 1624 e 1625, e o que acontece?  Uma esquadra com 26 navios e cerca de 3400 holandeses, comandados por Jacob Willekens, e Salvador foi bombardeada pelos holandeses.

E qual o interesse? O domínio comercial do atlântico. Salvador era muito importante estrategicamente para o controle  comercial mundial. Em março de 1625, uma armada-luso-espanhola, retomou a cidade de Salvador dos holandeses, após 40 dias de conflito, houve a primeira rendição, esse fato ficou conhecido como Jornada dos Vassalos.

 

Invasão de Pernambuco (1630)

Além do conflito com a Espanha, a Holanda queria ter seu próprio domínio açucareiro na América. Após o fracasso em Salvador, os holandeses se estabeleceram em Pernambuco.  Em 1630, com uma armada bem maior, os holandeses invadiram e dominaram Olinda, durante 7 anos os holandeses estenderam seu domínio no Nordeste brasileiro. 

Em 1637, a Companhia Das Índias Ocidentais(WIC) envia Maurício de Nassau, para administrar a capitania. A vinda de Nassau foi muito importante para o estabelecimento e fortalecimento dos holandeses no Brasil, ele incentivou o financiamento dos engenhos, tinha tolerância religiosa (permitia cultos), incentivou a vinda de artistas e cientistas para o Brasil, urbanizou e modernizou a cidade de Recife. 

 

A decadência Holandesa

Alguns fatores podem explicar a decadência holandesa no Brasil, um dos primeiros fatores foi a falência da Companhia Das Índias Ocidentais, consequentemente a demissão de Maurício de Nassau como governador-geral da colônia. a WIC acusou Nassau de ter uma administração dispendiosa e personalista, a partir daí a WIC começa a cobrar as dívidas dos senhores de engenho.

Sem dinheiro para investir na segurança da colônia, os holandeses ficaram fragilizados, e com a reintegração da independência de Portugal, em 1640 com a dinastia Bragança, Portugal reúne forças para recuperar seu território, a batalha durou anos, e em 1654  expulsaram os holandeses do Brasil.  

Quer saber mais conteúdos de história?

Guia para se dar bem na redação do Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Apps que ajudam a aumentar sua produtividade

Sala de Espera

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA A MEDICINA – SALA DE ESPERA #18

Blog

Como se preparar para o vestibular de medicina 2023

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina