Invasões Holandesas no Brasil

Compartilhar:

invasões holandesas no brasil

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

E aí medaholic, preparados para mais um conteúdo de História? Então senta bem confortável aí, para entender as invasões holandesas no Brasil. Não só de exatas vive o estudante, não é mesmo? Até porque disciplinas como História podem te dar aquela ajuda, quando o assunto é embasamento para construir sua redação. Aqui estão duas dicas no preço de uma hahaha. Vamos entender melhor o contexto das invasões holandesas no Brasil.

 

Invasões Holandesas no Brasil 

Foram uma série de incursões da República das Províncias Unidas (Holanda) durante o século XVII. Ocorreram na Bahia em 1624, e Pernambuco no ano de 1630. A finalidade era retomar e manter o controle sobre a produção e o comércio de açúcar no Nordeste, resultando no controle holandês desta região por quase 24 anos.

E quais os fatores?

União Ibérica- aconteceu no período de 1580 a 1640, durante esse período o reino português estava sob o domínio da Espanha, ou seja, todo território português era comandado pela Espanha. E onde entram os Holandeses nessa história?

A Holanda tinha uma boa relação com Portugal, por conseguinte, a Holanda tinha participação na produção de cana-de-açúcar no território brasileiro. Mas como nem tudo são flores, Espanha e Holanda estavam em conflito, e resultante da união ibérica, a Espanha que estava comandando esse território, o que aconteceu? Os Holandeses invadiram o nordeste brasileiro para comandar a produção e comercialização da cana-de-açúcar.

 

Invasão da Bahia (1624)

Os holandeses dominam Salvador, capital da colônia, entre 1624 e 1625, e o que acontece?  Uma esquadra com 26 navios e cerca de 3400 holandeses, comandados por Jacob Willekens, e Salvador foi bombardeada pelos holandeses.

E qual o interesse? O domínio comercial do atlântico. Salvador era muito importante estrategicamente para o controle  comercial mundial. Em março de 1625, uma armada-luso-espanhola, retomou a cidade de Salvador dos holandeses, após 40 dias de conflito, houve a primeira rendição, esse fato ficou conhecido como Jornada dos Vassalos.

 

Invasão de Pernambuco (1630)

Além do conflito com a Espanha, a Holanda queria ter seu próprio domínio açucareiro na América. Após o fracasso em Salvador, os holandeses se estabeleceram em Pernambuco.  Em 1630, com uma armada bem maior, os holandeses invadiram e dominaram Olinda, durante 7 anos os holandeses estenderam seu domínio no Nordeste brasileiro. 

Em 1637, a Companhia Das Índias Ocidentais(WIC) envia Maurício de Nassau, para administrar a capitania. A vinda de Nassau foi muito importante para o estabelecimento e fortalecimento dos holandeses no Brasil, ele incentivou o financiamento dos engenhos, tinha tolerância religiosa (permitia cultos), incentivou a vinda de artistas e cientistas para o Brasil, urbanizou e modernizou a cidade de Recife. 

 

A decadência Holandesa

Alguns fatores podem explicar a decadência holandesa no Brasil, um dos primeiros fatores foi a falência da Companhia Das Índias Ocidentais, consequentemente a demissão de Maurício de Nassau como governador-geral da colônia. a WIC acusou Nassau de ter uma administração dispendiosa e personalista, a partir daí a WIC começa a cobrar as dívidas dos senhores de engenho.

Sem dinheiro para investir na segurança da colônia, os holandeses ficaram fragilizados, e com a reintegração da independência de Portugal, em 1640 com a dinastia Bragança, Portugal reúne forças para recuperar seu território, a batalha durou anos, e em 1654  expulsaram os holandeses do Brasil.  

Quer saber mais conteúdos de história?

Guia para se dar bem na redação do Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?