Maneiras de estudar para Medicina

Compartilhar:

Como estudar de forma eficiente

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Ei, você que está querendo saber como entrar numa escola médica, vem cá conferir esse post sobre maneiras de estudar para medicina.

O Ciclo ou o método EARA é uma metodologia de estudos prática e tem como proposta principal ser adaptável à sua realidade. Esse ciclo é baseado num sistema completo que mostra como integrar as etapas mais importantes dos estudos. Consiste em 4 etapas: estudos, aplicação, revisão e adaptação. São 4 maneiras de estudar para medicina.

Estudos

Essa é a parte inicial, em que você tem o primeiro contato com determinado conteúdo. É aqui que você busca entender o assunto, ter dúvidas e absorver o que você viu. Em outras palavras, aqui você tem que absorver o que foi visto e não apenas decorar.

Aplicação

Aqui você coloca o que aprendeu em prática. O objetivo é treinar para as provas que você vai fazer e avaliar o que realmente aprendeu ou não. Essa aplicação é essencial e pode ser feita de diversas formas: com redações, resolução de questões, exposições orais, aulas, qualquer atividade que te force a mostrar que sabe a matéria.

Revisão

Nesta etapa, você vai entrar em contato novamente com o que você viu anteriormente, a fim de mantê-lo fresco na cabeça e garantir sua retenção.

O tempo ideal para fazer uma boa revisão depende do tempo que gastou estudando uma matéria. Em média, você deve usar de 15% a 20% do tempo estudado revisando o conteúdo. Por exemplo, se estudou língua portuguesa por 1 hora, a primeira revisão deve ser de 9 a 12 minutos.

Adaptação

Esta etapa representa o final e ao mesmo tempo o reinício do ciclo, pois você aprende com as etapas anteriores e constrói um plano de melhorias a partir de seu desenvolvimento. De fato é o seu momento de evolução, ou seja, quando passa ao próximo nível por meio do aprendizado. É aqui que você identifica seus pontos fortes e fracos e se prepara para superar os platôs que vai encontrar nos estudos.

E aí? Curtiu esse método de estudos? Faz o seu perfil essa maneira de estudar para medicina? Esperamos que sim! Vai no nosso perfil do Instagram nos contar o que achou desse método! Boa sorte e bons estudos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?