Maneiras de estudar para Medicina

Blog
Reading Time: 2 minutes

Ei, você que está querendo saber como entrar numa escola médica, vem cá conferir esse post sobre maneiras de estudar para medicina.

O Ciclo ou o método EARA é uma metodologia de estudos prática e tem como proposta principal ser adaptável à sua realidade. Esse ciclo é baseado num sistema completo que mostra como integrar as etapas mais importantes dos estudos. Consiste em 4 etapas: estudos, aplicação, revisão e adaptação. São 4 maneiras de estudar para medicina.

Estudos

Essa é a parte inicial, em que você tem o primeiro contato com determinado conteúdo. É aqui que você busca entender o assunto, ter dúvidas e absorver o que você viu. Em outras palavras, aqui você tem que absorver o que foi visto e não apenas decorar.

Aplicação

Aqui você coloca o que aprendeu em prática. O objetivo é treinar para as provas que você vai fazer e avaliar o que realmente aprendeu ou não. Essa aplicação é essencial e pode ser feita de diversas formas: com redações, resolução de questões, exposições orais, aulas, qualquer atividade que te force a mostrar que sabe a matéria.

Revisão

Nesta etapa, você vai entrar em contato novamente com o que você viu anteriormente, a fim de mantê-lo fresco na cabeça e garantir sua retenção.

O tempo ideal para fazer uma boa revisão depende do tempo que gastou estudando uma matéria. Em média, você deve usar de 15% a 20% do tempo estudado revisando o conteúdo. Por exemplo, se estudou língua portuguesa por 1 hora, a primeira revisão deve ser de 9 a 12 minutos.

Adaptação

Esta etapa representa o final e ao mesmo tempo o reinício do ciclo, pois você aprende com as etapas anteriores e constrói um plano de melhorias a partir de seu desenvolvimento. De fato é o seu momento de evolução, ou seja, quando passa ao próximo nível por meio do aprendizado. É aqui que você identifica seus pontos fortes e fracos e se prepara para superar os platôs que vai encontrar nos estudos.

E aí? Curtiu esse método de estudos? Faz o seu perfil essa maneira de estudar para medicina? Esperamos que sim! Vai no nosso perfil do Instagram nos contar o que achou desse método! Boa sorte e bons estudos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Como cursar e quanto custa Medicina na Argentina?

SISU 2022

SISU 2023: quantas vagas para medicina?

Notícias

Sisu 2023: mais de 226 mil vagas disponíveis para consulta

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina