Medicina: Universidades com maior concorrência no Sisu

Blog
Reading Time: 2 minutes

Olá, se você é medaholic raiz, já percebeu que o Melhores Escolas Médicas adora uma thread (risos). Mas, há um bom motivo. Elas te ajudam a ter uma visão mais objetiva e assertiva das possibilidades de Escolas Médicas onde você pode ingressar. Neste blog post vamos falar sobre os cursos de medicina com maior concorrência no Sisu.

Vamos de mais uma lista, então?

Dessa vez, vamos te mostrar quais são as Instituições de Ensino com maior concorrência no SISU, um dos sistemas que a ampla maioria das Faculdades de Medicina utiliza para fazer a seleção dos seus futuros alunos. Para conseguir a tão sonhada vaga no curso de Medicina é preciso ter um alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de acertar grande parte das questões objetivas, o candidato deve escrever uma redação impecável.

As notas de corte de Medicina podem passar de 800 pontos nas universidades mais disputadas. Confira as maiores notas que garantiram a aprovação e veja a concorrência para calcular suas chances. É interessante notar que as maiores notas de corte para Medicina foram registradas em Escolas Médicas que bonificam os estudantes de determinadas regiões. De que forma?

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por exemplo, deu um acréscimo de 20% na nota aos estudantes que estudaram o Ensino Médio completo ou o último ano do ensino fundamental na rede pública do estado.

Com essas bonificações, as 3 maiores notas de corte foram:

  • UFMA (São Luís): 952,51
  • UFMA (Imperatriz): 931,61
  • UFMA (Pinheiro): 929,47

Veja o ranking de maior concorrência no Sisu sem bonificação:

  • USP (Bauru): 827,86
  • USP de São Paulo: 816,69
  • USP de Ribeirão Preto: 816,14
  • UFRJ: 813,55
  • UFMS (Três Lagoas): 809,95
  • UFSC (Florianópolis): 805,75

Para você ter um parâmetro, as oportunidades do curso de Medicina oferecidas para ampla concorrência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) registraram o maior número de inscrições na primeira edição do Sisu 2021. A graduação recebeu 8.860 candidaturas, o que consequentemente influenciou a nota de corte.

Fique atento: as notas de corte são apenas uma referência e não garantem a classificação, pois não são atualizadas em tempo real.

Obs: consideramos as notas de corte para ampla concorrência. Pelas cotas as Notas de Corte do Sisu são 6% mais baixas para Medicina.

A próxima rodada do SISU deve acontecer em fevereiro de 2022, logo depois do resultado do Enem 2021.

Siga acompanhando nosso conteúdo nas redes sociais!

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer o MEM na palma da mão?