O que fazer no dia da prova de vestibular?

Compartilhar:

prova de vestibular

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Não é uma tarefa fácil manter a calma e a concentração nas horas que antecedem o dia da prova de vestibular ou o dia da prova do Enem, seja qual for o processo seletivo que você tanto almeja.  Momentos de insegurança e um pouco de estresse são normais, no entanto, é necessário que você mantenha a calma, pois a preocupação exagerada pode te  atrapalhar nesse processo, lembre de todo seu esforço e dedicação nos últimos meses. E o que fazer no dia da prova do vestibular? 

Separamos algumas dicas para te guiar nesse dia tão importante, afinal de contas você vai fazer uma prova para definir seu futuro profissional.

1.O descanso é necessário

Muitos alunos têm dificuldades para dormir e costumam ficar agitados no dia que antecede a prova. Esses são sintomas típicos de ansiedade, que costumam levar o sono embora e nos deixam inquietos. Portanto, respire, e relaxe!

Que tal distrair a mente? Assistir um filme, uma série, fazer uma leitura que tire o foco da pressão do dia seguinte, ouvir música, podem ser boas opções. Contudo, sair para uma noitada, não é uma boa ideia, lembre-se que você precisa descansar, e de uma boa noite de sono.

2.De olho na alimentação

Vale ressaltar que alimentação é um ponto bem essencial nesse processo. Estar bem alimentado para que a fome não seja um fator que tire sua concentração. No entanto, não vale exagerar, evite alimentos gordurosos, melhor apostar em refeições leves, aqui tem uma lista do que comer antes da prova. 

3. Seja pontual

Com certeza você não vai querer virar meme nas redes sociais por ter se atrasado e não ter conseguido entrar no local de prova, né? Portanto, chegue no local da prova pelo menos uma hora antes da abertura dos portões. Pode ser que você encontre com pessoas conhecidas, contudo evite longas conversas , para não te deixar ansioso, ou agitado, tente manter o equilíbrio, foco e concentração na prova que você estudou para fazer.

4.Resolva o que você mais tem domínio

Em nossos textos aqui no portal e conversas com professores, a sugestão dada por eles é sempre essa: comece pelas disciplinas que você considera mais fáceis, pois isso te dará confiança extra para seguir firme no restante da prova. E isso é relevante para o próximo tópico.

5.Administre o tempo de prova

Não perca muito tempo em cada questão para evitar problemas como, por exemplo, não conseguir terminar a prova. Quando estiver em dúvida sobre uma questão, use sua intuição e tente lembrar dos momentos de estudo.

6.Lembre-se que é apenas uma prova

Sabemos que é uma suma importância ser aprovado no vestibular direto ou Enem, porém, não coloque-os como se fossem a coisa mais importante da sua vida, pois isso aumentará a pressão sobre os resultados e pode atrapalhar seu desempenho, mesmo que você esteja bem preparado. Tente relaxar, principalmente nos últimos minutos que antecedem o início da prova.

7.Não é só sobre estudar

São vários fatores que podem contribuir para um bom desempenho na prova, sabemos que estudar é primordial, contudo outros fatores precisam ser levados em consideração, por exemplo: seu estado emocional, seu foco, concentração, sorte, e a leveza que você encara neste processo.

8. Estudar na véspera da prova?

Alguns especialistas da área recomendam que não estude no dia que antecede a prova, seja vestibular direto ou Enem, estudar na véspera pode atrapalhar seu desempenho.

O ritmo intenso de última hora pode desgastar não só o corpo, mas também a memória, causando o famoso “branco” na realização da prova.

O problema, dizem alguns especialistas, é que pessoas que tendem a estudar dessa maneira perigam em se concentrar numa matéria ou um ponto muito específico do edital. E, se nada do que foi visto nessa revisão focada cair, o aluno tem mais facilidade para esquecer outras matérias.

O ideal é deixar de estudar 1 ou 2 dias antes para facilitar a chamada visão difusa, que é quando há concentração por igual entre todas as matérias.

Outra questão de estudos na véspera é a ansiedade: ela tende a aumentar e traz a sensação de falta de tempo e de que ainda falta muito ainda para se estudar, causando uma concentração falha.

Esquecer as questões pode acontecer por conta da angústia em se tentar lembrar tudo. O importante, portanto, é manter a calma e buscar fazer associações entre conceitos e prática. 

 

9- Consultar local da aplicação do vestibular

É importantíssimo saber a hora, a data e o local da aplicação do vestibular. Além disso, entenda o que levar no dia do vestibular para não perder a prova. Geralmente cada instituição tem suas próprias regras, a Unit por exemplo tem explicando tudinho no seu edital, por falar nisso você sabia que a Unit está com processo seletivo para medicina aberto? Tá na hora de você cursar medicina. 

 

Existe vestibular unificado englobando os polos da Universidade Tiradentes.

Para se inscrever no vestibular de medicina é só clicar AQUI e conquistar o seu sonho de ser MED!

 

Se você se inscreveu para o vestibular de uma instituição privada, então, ao final da inscrição verá a informação da data, horário e local da prova. No entanto, o processo é diferente ao se tratar do ENEM.

Para saber o local de prova do ENEM, você deve aguardar o dia da divulgação do local de prova. Afinal, são inúmeros candidatos e o INEP organiza todo o processo para atender a demanda. 

 

Em suma é manter a calma, por falar em manter a calma, convidamos a psicóloga Ingrid Figueiredo para dar dicas do que você fará no dia da prova para ajudar a acalmar sua mente e focar em você e na sua prova. 

Atenção plena

Venho lhe convidar a sentir como o seu corpo e mente estão hoje. Pare um pouco o que está fazendo, sente-se com a coluna alinhada e de preferência com os pés no chão. Feche os olhos, sinta o seu corpo ir se encaixando na cadeira, agora libere o ar esvaziando o diafragma, coloque uma mão no diafragma e a outra no baixo ventre. Respire devagar, aumentando a barriga, contando até cinco e vá percebendo como o abdômen vai crescendo, segure o ar por 2 segundos, e depois exale pela boca esvaziando a barriga, faça esse ciclo de 7 a 10 vezes. Você pode repetir a técnica quando considerar necessário e lembre-se de seguir e sentir as necessidades do seu corpo.

Como é o seu contato com a natureza, você caminha na terra, na grama, mexe com plantas? O contato com a natureza nos ajuda a relaxar e nos mantém conectados com a nossa essência. A calma que a natureza gera ajuda a reduzir os níveis de cortisol, ajudando a relaxar e diminuir a ansiedade. Tente acordar um pouco mais cedo para receber a energia do sol que ajuda a aumentar a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria.

O seu corpo e mente conversam entre si. Chegou o momento de desacelerar e fazer contato com a sua paz interior!

Eu sei o quanto você está preparado para o vestibular ou Enem, agora vamos buscar relaxar a mente e o corpo para que você conquiste a tão sonhada vaga na faculdade de medicina. Vai dar certo, já deu certo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?