O que fazer se eu for para a lista de espera do FIES?

fies - lista de espera do fies

Se você tem o sonho de cursar medicina, com certeza já conhece as diversas formas de ingresso pelas quais você pode optar, dentre elas o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O Fies é um programa governamental que busca facilitar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas. Em 2022, o valor do teto passou de R$ 42.983,70 para R$ 52.805,66 por semestre letivo.

As inscrições do Fies ocorreram do dia 07 a 10 de março, tendo o resultado sido divulgado no dia 14. Dessa forma, seguindo os critérios do Ministério da Educação, poderia participar do programa todo aquele que concorreu a uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.

Se você se inscreveu, mas está na lista de espera, leia esse texto para saber o que fazer.

O que fazer se eu estiver na lista de espera do Fies

Antes de tudo, muita calma. Se você não foi chamado de primeira, ainda existe uma segunda chance. Ao longo do processo seletivo, algumas pessoas desistem da vaga por inúmeros motivos, seja porque aquela não era sua primeira opção, porque conseguiu algo mais em conta ou mais próximo de casa, dentre outros.

Nesse sentido, quanto melhor for o seu desempenho, maiores a chances de vir a tão sonhada aprovação e ingresso no curso de medicina. Por isso, é preciso ter muita atenção! Assim que libera a lista de aprovados, o Fies estipula um prazo curto para que os selecionados preencham um outro cadastro mais completo.

Depois disso, é hora de resolver a papelada: levar sua documentação para a instituição escolhida, ir até o banco e assinar o contrato de financiamento. Por isso, mantenha seus documentos todos atualizados e tenha todos os comprovantes em mãos. Se puder, já deixe tudo separado em uma pastinha para facilitar a sua vida!

No site do Fies, tópico 10, você encontra a lista completa de todos os documentos necessários, clique aqui para saber.

Faculdades que aceitam Fies como forma de ingresso.

E se eu perder esse prazo?

Caso você perca o prazo da lista de espera do Fies por algum motivo, pode continuar tentando nas próximas edições ou mesmo optar por outras formas de financiamento. Neste artigo, você encontra as possibilidades para quem não conseguiu o Fies.

Uma resposta

1. Preciso da bolsa. De ajuda para continuar meus estudo em medicina minha mãe e faxineira meu pai falecido e sou sozinho tenho filha e quero muito terminar o que eu comecei pois sei que sou bom em que faco