Qual possibilidade para quem não conseguiu FIES?

A MEM Responde hoje é o que eu definiria como um sopro de esperança (rsrsrs). Isso porque nele, você vai descobrir que sim, existem outras possibilidades de financiamento para quem não conseguiu o FIES. E até o final da leitura eu vou te explicar os detalhes de todas elas para garantir que você não vai desistir do seu sonho de ingressar em uma Escola Médica.

Além do Fies, que é um financiamento contratado com o governo federal, existem também financiamentos estudantis bancários ou mesmo diretamente com a faculdade. Contratando um financiamento em um banco ou na própria faculdade, você precisa ficar atento às condições e vantagens que cada instituição oferece.

Você sabe, mas não custa lembrar que o valor mais elevado da graduação de Medicina ocorre porque as instituições de ensino precisam de uma estrutura complexa para garantir a qualidade da formação dos alunos e o acesso pleno aos recursos técnicos e didáticos mais avançados da área. A boa notícia é que existem, sim, possibilidades para reduzir ou gerenciar as despesas do curso, aliviando as mensalidades enquanto estuda.

Confira algumas dicas para organizar as finanças e pagar a sua faculdade de Medicina sem sufoco.

Como toda linha de crédito, os financiamentos estudantis têm correções monetárias, juros e taxas administrativas. Só que eles podem ser vantajosos porque além de alíquotas mais atrativas, costumam ter prazos mais longos para quitação do empréstimo junto à instituição bancária.

Você pode financiar o valor integral ou parcial das mensalidades do curso, de acordo com a sua condição financeira. Leve em conta também que os empréstimos privados não dependem da comprovação de baixa renda, nem da nota do Enem.

Financiamento para quem não conseguiu o FIES

Se realmente fizer a opção pelo financiamento, pesquise em diversas instituições financeiras e compare as condições para escolher o financiamento mais vantajoso antes de fechar o contrato.

Em linhas gerais, a instituição a ser contratada fará uma análise de crédito para prever se o aluno conseguirá arcar com as mensalidades após o fim do curso. Também há prazos de duas ou três vezes o tempo do curso para que as parcelas sejam pagas, mas esse tempo varia de banco para banco.

Santander – Financiamento Estudantil Graduação Saúde do banco Santander, que oferece condições personalizadas para alunos da área. A linha de crédito é disponibilizada por período letivo. O crédito do Santander é liberado para alunos a partir da 4ª mensalidade.

O valor financiado é enviado para a universidade em uma única parcela. Já o estudante terá o dobro do tempo do curso para efetuar o pagamento em parcelas que são debitadas direto da conta. Ahh, atualmente, o banco possui uma taxa a partir de 1,39% ao mês.

Itaú – O Pravaler é a maior instituição privada voltada para a intermediação de financiamento estudantil através da parceria com a instituição bancária. Todo o processo é online. A contratação é semestral e pode ser feita a qualquer momento do seu curso.

Para solicitar o crédito para a graduação de Medicina, é necessário ter um fiador, comprovar renda de 2,2 vezes o valor do curso (pode ser a renda do fiador, caso o solicitante não tenha renda própria) e não ter restrições na documentação.

FundaCred – O crédito educacional para Medicina da Fundacred tem a menor taxa do segmento. Para solicitar o CredIESMed, primeiro você deve verificar adisponibilidade na instituição de ensino desejada. A consulta pode ser feita na página de simulação de crédito. Algumas instituições permitem indicar até dois fiadores, que podem ser casados ou conviventes entre si.

Atualmente, a taxa administrativa da Fundacred é de 0,19% ao mês. Ah, não são cobrados juros remuneratórios, isso porque a fundação trabalha com um sistema de retroalimentação que é mantido pelos estudantes concluintes que estão em fase de restituição.

Fique ligado nas atualizações da Melhores Escolas Médicas para acelerar sua preparação para os maiores vestibulares de Medicina do país.