O que você precisa saber antes de cursar medicina

Compartilhar:

o-que-voce-precisa-saber-antes-de-cursar-medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O que você precisa saber antes de cursar medicina, é que ela é uma das profissões mais queridas, procuradas e concorridas no Brasil. Seja pela tradição da profissão, pela possibilidade de cuidar de pessoas, salvar vidas, ou pela remuneração, é sem dúvida uma profissão requisitada. 

No entanto, para se tornar médico, e consequentemente um bom profissional, a jornada médica, seja estudando para entrar numa faculdade de medicina e durante o curso superior, requer muito estudo, foco e dedicação.

Se é o seu sonho, seu objetivo de vida, confira aqui neste texto fatos e curiosidades sobre a medicina.

Prepara-se, e muito.

Se você achou o tempo na escola, ou na faculdade (para quem já fez outra graduação), longos, se prepare, porque o curso de medicina possui 12 semestres, ou seja, são 6 anos de faculdade, e vale ressaltar que além da rotina de estudos intensa, o curso é integral.

Afinal de contas, o corpo humano é bem complexo, e você precisa desse tempo para entender como funciona nosso corpo.

Outras coisas que você precisa saber antes de cursar medicina, então, já começa a se alongar aí, porque quando você entrar na faculdade de medicina vai começar uma verdadeira maratona.

O curso de medicina

Qual o objetivo do curso de medicina? Formar profissionais que estejam aptos a trabalhar na manutenção e recuperação da saúde dos pacientes. Aquela coisa, prevenir é melhor que remediar.

E o que mais o estudante pode conhecer no curso de medicina, além da famosa anatomia, o estudante vai ver disciplinas como bioquímica, imunologia e histologia.

Geralmente essas disciplinas aparecem nos primeiros anos do curso, elas servirão de base para outras disciplinas práticas, por exemplo, o período do internato.

Por falar em internato, você sabe quais são os ciclos do curso de medicina? Outro ponto importante que você precisa saber antes de cursar medicina.

Ciclos do curso de medicina

Ciclo básico

  • No caso desse método, o aluno passa por “fases” dentro dos seus seis anos acadêmicos. Os dois primeiros anos são conhecidos como ‘Ciclo Básico’ e é quando são ensinadas disciplinas básicas como Anatomia, Citologia, Biofísica, entre outros assuntos que vão ajudar lá na frente.

Ciclo Clínico

  • Já o 3º e 4º ano, conhecidos como ‘Ciclo Clínico’, é quando o aluno começa a ter mais vivência médica e praticar tudo aquilo que até então ele sabia na teoria. Nessa fase o aluno começa a ter acesso a pacientes em hospitais, ambulatórios dos hospitais-escola ou de hospitais conveniados com a instituição.

Internato

  • São os dois últimos anos, que é quando o aluno tem suas práticas médicas mais intensificadas, agilizando seu potencial de diagnosticar os pacientes da melhor forma. As práticas se tornam mais intensas e é quando o aluno já pode ter sua experiência em plantões e estágios dentro de hospitais-escola, além da vivência com procedimentos de atendimento emergencial e cirúrgico.

Vale ressaltar que esses dois últimos anos são importantes para a residência e a especialização.

Método de ensino Tradicional x Método PBL

O método tradicional é bastante encontrado nas instituições e é a metodologia mais antiga para ensino, porém, atualmente existem instituições que substituíram esse método pelo PBL (Problem Based Learning), uma metodologia que quebrou o paradigma da aula tradicional.

Essa metodologia é baseada na resolução de problemas clínicos em grupo, em que os alunos previamente se preparam estudando o assunto, para se reunir em grupos de até 10 pessoas, e discutir aquele assunto.

Dentro desse grupo existe sempre um tutor, que pode ser um professor ou um aluno escolhido para explicar e tirar qualquer dúvida sobre o tema.

O PBL incentiva o aprendizado individual e em grupo. Aqui, o aluno torna-se o principal responsável pelo seu aprendizado e o professor não “ensina” de maneira tradicional, mas está presente, conduzindo se necessário e indicando material didático ou outros materiais úteis para cada situação.

Estágio no SUS

Em julho de 2014 surgiu a obrigatoriedade para que os alunos interessados em cursar medicina realizem estágios de duração mínima de 2 anos, com 30% da carga horária cumprida com atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Terminou a graduação em medicina, os estudos acabaram também?

Não mesmo. Se você acha que quando concluir a faculdade de medicina, os estudos acabaram, está enganado.

A partir da sua graduação, é que você precisa continuar os estudos, seja para residência médica ou uma especialização, a área de atuação médica é bem abrangente, vou falar sobre isso mais para frente. 

Então, se você quer fazer um curso na área de saúde, o estudo precisa ser contínuo, seja para acompanhar novas descobertas da medicina, na literatura médica, e na tecnologia.

Por esse motivo não dá ficar parado no tempo, é necessário evoluir, sempre.

Áreas de atuação

Você já pensou que a medicina pode ser um oceano de oportunidades? 

Você pode seguir a carreira acadêmica, fazer mestrado, doutorado, ser professor, ou iniciar uma pesquisa para o combate de algum tipo de doença, ou melhorar a qualidade de vida de um determinado paciente.

Além disso, você pode encontrar sua verdadeira vocação nas especialidades médicas, tem uma lista densa, e vai depender da sua identificação. Por isso a importância do internato na graduação.

São 59 áreas da medicina de atuação e 55 especialidades médicas, como por exemplo Cardiologia, Pediatria, Psiquiatria, entre outras.

 

Mercado de trabalho

Vale lembrar outro ponto importante que você precisa saber antes de cursar medicina, é sobre o mercado de trabalho.

Embora concorrido, é promissor em todo o país. Isso é possível constatar ao descobrir quanto é o salário de um médico recém-formado, que é em média R$ 6.940,00.

A carreira médica oferece oportunidades em muitos municípios de todo o Brasil, com possibilidade de atuação nos serviços públicos e privados:

  • Unidades Básicas de Saúde;
  • Clínicas;
  • Hospitais;
  • Unidades de pronto atendimento;
  • Centros de pesquisa;
  • Clínicas privadas;

São alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.

Vale ressaltar que o salário de um médico pode alcançar algo em torno de R$ 10.527,00 hoje em dia, em determinadas regiões. 

Disciplina é essencial 

Se você escolheu a carreira médica, tenha em mente que a disciplina é um divisor de águas para conseguir seu objetivo.

Disciplina nos estudos, na rotina, no tempo fora dos estudos também, é necessário cuidar da saúde mental e o equilíbrio emocional.

 

Medicina é pra você? Saiba onde estudar

Se a partir desse texto, a resposta for sim, agora você precisa saber onde vai estudar, lembre-se de escolher um curso que tenha formação de qualidade, que seja reconhecido pelo MEC, entre outras coisas. 

 

2 respostas

  1. Tenho muito medo de me frustrar antes de ingressar na faculdade pública e se caso eu passar, terei medo de não ser capaz de conseguir suportar tudo durante 6 anos… Não sei o que fazer para tirar todo esse medo de dentro de mim.

  2. Assim na verdade eu ainda estou no 7 ano do fundamental mas não tem essa opção quero muito ser médica mas antes de fazer um faculdade já estou quero estudar pra quando chega esse momento eu já saber de muitas coisa que vai me ajudar na faculdade e ter mas Experiência e poder ter mais chances de passar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?