Passei em medicina, como me preparo para faculdade?

Nada melhor que o gosto da aprovação, não é mesmo? Todo esforço, dedicação, horas de estudos, privações, foram recompensados. E a melhores escolas médicas vibra junto com você medaholic, parabéns pela aprovação em medicina.

Sabemos que essa jornada não foi fácil, mas agora você respirar mais tranquilo, será mesmo? Hahaha, brincadeirinha, mais ou menos.

Vamos entender melhor o processo, você que passou em medicina, algumas dúvidas podem pairar na sua cabecinha, então, vamos esclarecer para você:

Para você aceitar a sua provação, vamos logo dar nome aos bois, ou melhor, dar nome a você aprovado em medicina: CALOURO DE MEDICINA.

Talvez você esteja sentindo algumas coisas que sentia quando estava se preparando para passar em medicina. Ansioso, nervoso, pensando em como vai ser a faculdade, se vai continuar estudando como você estudava antes, se é difícil, como você vai se adaptar, mas calminha aí, respira, relaxa, curte esse momento, e enquanto seu ciclo na universidade não começa, temos algumas dicas para você se preparar para faculdade de medicina:

• Universidade não é ensino médio/ cursinho

Fazer uma graduação de ensino superior é sensacional, mas olha só é bem diferente do que você estava acostumado no ensino médio ou no cursinho.

A metodologia é diferente. Se você estava habituado com professores te dizendo o que estudar, como estudar, quais exercícios fazer, esqueça isso na universidade. Agora, mais que nunca, você é responsável pelo seu sucesso acadêmico.

Se você estudava sozinho, talvez seja mais tranquilo adaptar-se à nova realidade.

Você será o capital do seu barco, aprofundando conhecimentos, cumprindo prazos, atividades, disciplinas práticas e teóricas, interdisciplinaridade (várias disciplinas se conectam), portanto você precisa estar ligado.

Apesar da faculdade não ser ensino médio, você pode trazer algumas coisas que te ajudaram no processo de aprovação, foco, organização, cronograma de estudos, e não perca o calendário acadêmico.

Baixe aqui nosso planner de estudos

• Só vou estudar o que gosto em medicina?

Sinto te desapontar medaholic, hahaha

A identificação com coisas que você gosta e não gosta, vai continuar acontecendo na universidade, ou seja, vão ter assuntos, e disciplinas que você não vai curtir tanto assim, mas vai ter que fazer. É a vida amigo, ônus e bônus.

O que você pode fazer: dedique mais tempo aos assuntos que você mais gosta, claro que não vai deixar os outros de lado, mas focar no que gosta te ajuda com a confiança, melhores notas e domínio do assunto.

• Parece papo de mãe, mas é verdade: FAÇA AMIGOS

Lembre que você vai passar 6 anos na faculdade, então fazer amigos é essencial, para tornar sua jornada mais leve, para você ter ajuda, trocar informações, ter saúde mental (muito importante).

E nunca, em hipótese alguma, veja seu colega de turma como um concorrente, o campo de atuação está aí para todos, não existe concorrente, e sim colega de profissão.

Fazer amizade com os professores também vale, viu? O corpo docente também vai estar contigo nos próximos 6 anos, se rolar a identificação, por quê não?

• Sua vida não se resume a medicina

Pode até parecer, mas sua vida não se resume a medicina. Estude sim, mergulhe na experiência, de fato é um curso que requer bastante atenção, porém lembre-se que para cuidar de outras pessoas você precisa cuidar de você também, preservando sua saúde mental, e sua saúde física, não vá ter um esgotamento por excesso de estudo, noites sem dormir e ficar sem comer. E não se cobre tanto, você está no começo.

Lembre de fazer pausas, fazer atividades que não sejam relacionadas a vida acadêmica, atividade física é bem importante, liberar endorfina e todas as outras “ninas” é fundamental, cinema, passeio, praia, jogar conversa fora, está valendo também.

Equilíbrio é tudo.

Estamos muito felizes por sua aprovação, tenha uma excelente jornada e esperamos ter te ajudado com esse texto.

Veja aqui esse conteúdo de saúde mental para estudantes de medicina