Rede de apoio nos estudos

Blog
Reading Time: 3 minutes

Rede de apoio nos estudos, você já deve ter ouvido falar nesse termo, mas você sabe de fato o que é? E como ela pode te ajudar no processo dos estudos? E também como a falta dela pode te impactar?

Hoje nós vamos falar sobre esse tema, para que você identifique cada característica e dar um up na trajetória dos seus estudos, sabemos que estudar para medicina não é fácil, são muitos desafios nesse caminho, mas calma, vamos te ajudar.

O que é rede de apoio?

Imagine essa situação: você está lá estudando, dando o melhor de si, mas tem aqueles momentos que bate o desânimo, o cansaço, e você se sente sozinho, surge aquela vontade de desistir.

Aí que entra a rede de apoio, que é uma estrutura que dá um suporte, ou contenção em determinadas situações, são pessoas do seu ciclo que você pode recorrer, pedir ajuda, colo, carinho, suporte, uma palavra de apoio, ou apenas te ouvir e sem haver julgamentos, esse é um ponto bem importante, SEM JULGAMENTOS. E essa rede de apoio não vai soltar sua mão,  enquanto esse momento de dificuldade ou turbulência passe. 

A importância da rede de apoio

Com a rede de apoio, podemos confiar que pessoas que estão no nosso ciclo, estejam presentes em momentos difíceis, tornando a caminhada mais leve, e aprendamos a lidar com diversas situações de forma mais leve e descomplicada, e principalmente de maneira saudável, a nossa saúde mental agradece. 

E não somente em momentos complicados, ter uma rede de apoio para comemorar cada vitória, cada pequeno passo, é essencial, vibrar contigo, de dando confiança, e aquela aquecida no coração de que você está no caminho certo.

Rede de apoio nos estudos é importante para seu progresso, não só academicamente viu? mas para vários aspectos da sua vida.

Como criar uma rede de apoio?

Deixe bem claro o que você precisa no momento, vale ressaltar que ninguém tem bola de cristal hahaha, então fale, se expresse, diga quais são suas dificuldades, seus pontos fortes, o que sua rede de apoio pode fazer para te ajudar. Por exemplo: 

  • No horário que você está em casa estudando, peça compreensão e silêncio. 
  • A concentração é importante para você? ressalta esse ponto.
  • Você é daqueles estudantes que quando começa a estudar não tem hora para parar? Delegue essa tarefa para alguém, de te avisar que chegou a hora de fazer uma pausa, de beber água, de fazer um lanche, etc.
  • Não tenha vergonha de pedir ajuda, isso não faz de você menos capaz, muito pelo contrário, isso é inteligência emocional, ninguém faz nada sozinho, e ajuda é sempre bem-vinda.

 

Quem pode ser sua rede de apoio?

Fica à seu critério, o importante é você saber quais são as pessoas que você pode confiar, e que sabe que não vão soltar a sua mão. pode ser um amigo do colégio, pai, mãe, irmão, tia, prima, vizinho, psicóloga, professores, psicopedagogos, o céu é o limite, desde que você sinta-se acolhido e tenha confiança.  Pode ser apenas uma pessoa, desde que esteja na mesma vibração que você, vencer, seguir, prosseguir, evoluir. 

Evite os sabotadores

Sabe aquelas pessoas que mesmo com boa intenção, dizem ou fazem coisas que te deixam para baixo, ou fazem você duvidar de você mesmo, colocam “caraminholas” na sua cabeça sem necessidade? Pois é, evite-as, corra para longe, você precisa de incentivo, não de julgamentos, ou de ações disfarçadas de boas intenções. 

 

Por último, mas não menos importante

Confie em você, seja gentil, você está passando por um processo difícil, que vai passar, e você tem o objetivo: entrar numa escola médica.  Seja forte e corajoso.

 

Conta para gente lá no perfil do Instagram como é sua rede de apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina