Região Nordeste: nota de corte do SiSU para Medicina

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o programa do governo federal que pretende democratizar o acesso de estudantes às instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil. A nota de corte do SiSU e as vagas disponibilizadas nas universidades e institutos são direcionadas a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não zeraram a redação e se inscreveram no sistema de seleção, totalmente informatizado.

Foi divulgada a relação do número de vagas para os cursos de Medicina das universidades estaduais e federais juntamente com a nota de corte do SiSU 2020. Vamos trazer algumas informações importantes dos quatro estados da região Sudeste que têm o segundo maior número de vagas para o curso de Medicina do Brasil, perdendo apenas para o nordeste.

Lembrando que a nota de corte é calculada enquanto as inscrições estiverem abertas. O sistema de corte funciona como uma base para que os candidatos possam saber qual posição está ocupando diante dos outros concorrentes para o mesmo curso e instituição.

O Nordeste é uma ampla região com alguns dos estados mais ricos do país, conhecido por suas belas praias, povo caloroso, suas tradições e também por suas instituições de medicina super bem avaliadas. Milhares de jovens de outras regiões, quando avaliam notas de corte e outros aspectos na hora de escolher sua faculdade, escolhem na região do Nordeste, sabia?

Para isso é super importante que você consiga avaliar, além de aspectos como infraestrutura, professores, laboratórios, situação no MEC, fatores como a nota de corte, que é o principal agente que fará você ingressar na instituição desejada.  

 É por isso que nós do Melhores Escolas Médicas iremos trazer os melhores estados e as notas de corte das faculdades em todos eles, para que você consiga avaliar e saber qual a escola médica ideal para você.

Se você ainda está em dúvida sobre a utilidade da nota de corte e como usa-lá, acesse e Nota de corte de medicina: quanto preciso para concorrer?

 


Conheça as notas de corte de medicina na Bahia

A Bahia é um dos maiores estados do Brasil e com isso possui um vasto campo de instituições de ensino, das mais bem avaliadas de todo o país. Com isso, nós do Melhores Escolas Médicas trazemos quais são as notas de corte na Bahia , para você saber se está apto a entrar em uma dessas instituições ou se preparar para os próximos vestibulares.

Em 2020, uma das instituições da Bahia foi apontada como uma das maiores notas de corte no SISU! A Universidade Federal da Bahia – UFBA obteve as maiores notas de corte no SISU 2020, sendo do curso de medicina. A maior nota de corte em medicina foi para a categoria de ampla concorrência, na cidade de Salvador, com 773.07 pontos.

Já em segundo lugar no SISU 2020 também estava uma cidade da Bahia, em Santo Antônio de Jesus, obtendo 776.82 pontos em sua nota de corte. Mas não para por aí, o estado da Bahia está repleta de outras instituições com diversas notas de corte, se liga só:

 

Para melhor visualização da tabela abaixo, gire o seu celular 🙂

[table id=18 column_widths=”452px|100px|180px” /]

Você sabe tudo sobre as notas de corte de medicina em Pernambuco?

O estado de Pernambuco também vem ganhando destaque dentro das instituições nacionais de medicina, atraindo vários estudantes que veem oportunidade de ingressar em medicina em uma das instituições gratuitas  existentes – Universidade de Pernambuco – UPE e também Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

São diversas cidades no estado de Pernambuco que obtêm o curso de medicina, variando as notas de corte dentro da mesma instituição. A UPE – Universidade de Pernambuco possui campus nas cidades de Recife, Garanhus e Serra Talhada tendo suas notas de corte como 776.66, 774.98 e 773.96, respectivamente.

Outra instituição super renomada e bem vista pelos estudantes que querem ingressar em medicina é a UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, que também possui campus na capital, tornando Recife um lugar mais atraente para estudantes de medicina, já que possui duas instituições na mesma cidade que são bem qualificadas e ofertam medicina.

A UFPE em Recife possui sua nota de corte em 783.42, de acordo com o SISU de 2020, já a Universidade Federal de Pernambuco e sua sede em Caruaru obteve nota de corte na casa dos 846,59.

Confira abaixo a tabela com as notas de corte de Pernambuco:

Para melhor visualização da tabela abaixo, gire o seu celular 🙂

[table id=19 column_widths=”452px|100px|180px” /]

Já pensou em estudar no estado de Alagoas? Sabia mais sobre sua nota de corte em medicina

 

A Universidade Federal de Alagoas – UFAL é referência no país, a sua qualidade de ensino é muito boa, tornando a procura para estudar medicina na instituição muito grande. Sua nota de corte no SISU 2020 mostrou que a concorrência se torna cada vez maior no estado de Alagoas.

Em Arapicaca, interior do estado de Alagoas, o campus da UFAL tem sua nota de corte de medicina com 820.01. Já na capital Maceió, a nota de corte da UFAL é 778.68.

Geralmente os interiores dos estados são mais concorridos por mais pessoas procurarem, pois acabam associando as cidades do interior dos estados com o custo de vida mais baixos do que as capitais, tornando a concorrência nas instituições maior.

Confira abaixo a tabela com as notas de corte de Alagoas:

Para melhor visualização da tabela abaixo, gire o seu celular 🙂

[table id=20 column_widths=”452px|100px|180px” /]

No Ceará, a Universidade Federal do Ceará – UFC possui campus na capital Fortaleza e na cidade de Sobral, sendo as notas de corte 786.8 e 781,18, respectivamente.  Já no estado do  Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no campus de São Luís,  possui a maior nota de corte de medicina do país com 928.3. Ainda na UFMA, as notas de corte dos campus de Imperatriz e Pinheiro são respectivamente 916.92 e 909.29.   

No Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no campus de Caicó, tem nota de corte 884.92;  na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, no campus de Mossoró, a nota de corte é 844.19. Já no Piauí, a Universidade Federal do Piauí – UFPI, no campus de Teresina, possui nota de corte 785,44. A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, também na capital, tem nota de corte 765.69.

Na Paraíba, a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa, possui nota de corte 776.36 em medicina. Por fim, em Sergipe a Universidade Federal de Sergipe – UFS, localizada em São Cristóvão, possui nota de corte 774.39 para o curso de medicina. 

Confira a lista completa com as notas de corte nos demais estados do nordeste:

Para melhor visualização da tabela abaixo, gire o seu celular 🙂

[table id=8 column_widths=”452px|100px|180px” /]

Agora que você sabe um pouco mais sobre as notas de corte no Nordeste, comenta aqui qual dessas escolas médicas você sonha ingressar!

Fique ligado na sua nota no Enem e não perca os prazos do Sisu, Prouni e Fies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?