Rotina de estudos: qual a importância?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Olá medaholic, a prova do Enem está se aproximando, têm várias provas de vestibulares agora no segundo semestre, e como está sua rotina de estudos?

Se você já está se preparando desde o começo do ano, continua firme, se você está começando a se preparar agora para os processos seletivos de 2023, continua por aqui que esse post é para você também, principalmente se você quer entender como funciona uma rotina de estudos.

Existem pessoas que estabelecem rotinas só para alguns eventos específicos da vida, outras que se sentem perdidas e não funcionam de jeito nenhum sem uma rotina, ainda existem as que não conseguem manter nenhum tipo de rotina e acabam se perdendo totalmente nelas, como eu. É possível criar rotina (ou não) para tudo na vida, mas vamos focar na dos estudos. 

 Você já deve ter ouvido algum vestibulando falar sobre a rotina de estudos dele. Mas por que será que elaborar e seguir uma rotina bem estabelecida é tão importante para quem deseja ter bons resultados no processo de aprendizagem? Vamos por partes.

 

O que é uma rotina de estudos?

Desde o começo do nosso processo de ensino aprendizagem, quando começamos a frequentar a escola, nos é estabelecida uma rotina. A escola define horários para chegar na escola, para o início das aulas, para o intervalo, e para ir embora. 

 Essa é uma rotina básica que seguimos quase mecanicamente, mas o grande desafio é manter uma rotina de estudos fora do ambiente escolar. Isso porque, organizá-la e mantê-la por conta própria não é uma tarefa nada fácil. 

 

Qual a importância de uma rotina de estudos?

A rotina de estudos funciona como uma espécie de mapa que funciona como um passo a passo, um guia para o estudante seguir e organizar seus estudos sem se perder. Além disso, permite que o estudante crie a sua própria autonomia e aprenda a conciliar os acontecimentos e obrigações do seu dia a dia, com os estudos. 

 A prática de estudar começa a se tornar um hábito e, quando a rotina é organizada de forma saudável, o estudante consegue absorver os conteúdos com mais eficiência, sem sobrecarga. 

Aqui vai uma lista que eu sei que vocês gostam:

  •  Ajuda a ter foco
  • Aumenta a autoconfiança e autonomia
  • Amplia a capacidade de concentração
  • Eleva a produtividade e desempenho 
  • Evita a sobrecarga

 

A melhor rotina para passar no vestibular  de Medicina

Eu sei que você já deve ter ouvido falar em rotinas milagrosas para passar em Medicina, mas a verdade é que nem sempre a rotina que serviu para uma pessoa vai servir para outra. É algo muito pessoal, que precisa ser ajustada de acordo com as particularidades de cada um. 

 Por exemplo, existem pessoas que se concentram melhor à noite e outros pela manhã. Além disso, também há variação no ambiente em que vivem e no método de aprendizagem que funciona para cada um. 

Por isso é extremamente importante que o estudante se conheça. Conheça como seu cérebro e seu corpo funcionam e, caso não queira criar uma rotina do zero (que é complicado mas não impossível), pode adaptar algumas outras rotinas já prontas para a realidade dele. 

 Além disso, falando sobre organização de conteúdos, há uma certa variedade quando se trata de vestibular. Pois o estudante precisa saber os conhecimentos exigidos em cada instituição. Então não adianta querer estudar várias coisas e esquecer dos assuntos que o vestibular que você vai prestar pede. 

 Aqui no portal temos planners diversificados, pensados cuidadosamente para a identificação com o máximo de vestibulares e pessoas possíveis. Você pode começar a criar a sua própria rotina através deles. 

Vale lembrar. . .

Você também não pode esquecer de incluir espaços para descanso e recuperação das horas de estudo. Um bom filme, uma série, um jogo ou até um livro vão te ajudar a espairecer e recarregar as baterias para encarar essa nova rotina. Lançamos aqui nossas últimas dicas de filmes ou séries, que além de distrair sua cabecinha, têm temas relacionados a possíveis temas de redação. 

 

Rotina de estudos para a faculdade

 Agora o papo é com o mediciner aprovado. Se você achava que o difícil era só passar no vestibular, preciso te dizer que o curso é tão ou mais complicado. Isso porque o curso de Medicina é o mais longo e com maior quantidade de conteúdo. Por isso, a rotina de estudos segue sendo indispensável. 

 Se liga:

  • Crie a sua rotina de acordo com a sua matriz de estudos; 
  • Avalie as matérias que você tem mais dificuldade e que exigem mais tempo e concentração; 
  • Organize-se para as revisões e nunca deixe acumular matéria até o dia da prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?