Saiba como estudar para vestibular de medicina

Saiba como estudar para vestibular de medicina

É o sonho, objetivo, vocação, (como queira chamar) de muitos estudantes, passar em medicina. Sabemos também que não é fácil devido a concorrência desse curso. É aquela coisa, uma galera querendo entrar, mas poucas vagas, principalmente nas universidades públicas, o que complica mais ainda, porque nem todo mundo tem grana para entrar numa universidade particular.

Você parou para se perguntar porque tanto interesse nesse curso? Podemos listar alguns motivos: empregabilidade, retorno financeiro, ajudar o próximo, trabalhar com pessoas, status, tradição, entre outros.

Tendo em vista esses fatores acima, para entrar em medicina o estudante precisa estar comprometido, dedicado e traçar metas que possam auxiliar no desempenho nos estudos.

Ou seja, como estudar para vestibular de medicina. A melhores escolas médicas quer te ajudar nesse processo e separamos algumas dicas que podem te ajudar nisso.

Saiba como estudar para vestibular de medicina:

• Leia o edital da universidade

Como isso vai te ajudar? Em praticamente tudo! Lá estão todas as informações que você precisa saber sobre a determinada prova.

Assuntos que são cobrados, data de inscrição, data das provas, primeira e segunda fase, os pesos das disciplinas, as leituras obrigatórias, entre outras coisas, mas no geral é isso.

Veja só que esses pontos citados são de extrema importância para dar um upgrade no que você tem que estudar.

Pronto, entendeu? Leu o edital? Agora vamos para o próximo ponto.

• Cronograma de estudos

Você precisa se organizar em relação aos estudos, por isso é muito importante que você trace seu cronograma de estudos.

Estudar tudo pode ser a mesma coisa que estudar nada.

Quando você possui um cronograma, você otimiza seu tempo, estuda o que pode ser mais relevante, e organiza todas as matérias que você precisa para o vestibular.

Quer saber mais sobre cronograma de estudos?

Redação, você precisa ficar atento

Tanto no Enem, quanto em provas de vestibulares diretos a redação é a queridinha! Por quê?

Porque ela pode te garantir uma boa pontuação, e colocar sua nota lá em cima, pode ser um diferencial aí para amenizar a concorrência e te deixar mais perto de conseguir entrar numa escola médica.

Você quer dicas de redação? Temos!

• Resolva provas anteriores

Como dissemos lá no começo do texto, ler o edital da prova é essencial, porém outro ponto importante é você ser o Brother/Sister da prova, íntimo, entendeu?

Por que? Para saber o que te espera, para estudar, memorizar conteúdo, saber quais são seus pontos positivos e negativos em relação a prova, o que você pode estudar mais, o que você já está dominando.

A junção da teoria e prática! Uma das dicas de sucesso de métodos de estudos.

• Última dica, mas não menos importante

Foco, disciplina, organização, saúde mental, atividade física, tempo para você, para o que você gosta, esses pontos são importantes.

Passar em medicina é um conjunto de várias coisas. Você não precisa ficar bitolado só estudando, lembre-se de separar tempo para você, e cuide da sua saúde mental.

Respira fundo, controla a ansiedade, e se joga! Em breve você estará numa escola médica, e estamos aqui para te ajudar.

Tchau medaholic, até o próximo blog post.