Saiba como facilitar o estudo da Química para o Enem

pandemia

Fala Medaholic! Se tem uma coisa que vocês estão cansados de saber, é sobre tudo que o Exame Nacional do Ensino Médio quer ou não quer e essa lista de quereres do Enem vem aumentando a cada ano mais e claro que a Melhores Escolas Médicas não vai ficar pra trás nessa. Por isso, vem conferir aqui o que estudar de Química Geral para o Enem e pegar algumas dicas quentinhas para arrasar esse ano.

A matéria de Química é com certeza uma das mais temidas tanto no ensino médio quanto nos vestibulares, tem gente que acha ela até abstrata e meio difícil, porem você pode facilitar esse estudo e para aprender os fenômenos químicos, basta apenas olhar ao nosso redor todos os dias, estamos rodeados de reações químicas a todo tempo.

Aprenda a facilitar o estudo de Química para o Enem:

Em primeiro lugar, sempre comece entendendo os princípios básicos da química, toda a sua estrutura base, e como ela é uma matéria cheia de símbolos e representações, sempre tenha por perto a famosa tabela periódica para consultar sempre que necessário. Sendo uma ciência que estuda a natureza da matéria (que é tudo solido, liquido e gasoso que nos cerca) sempre a associe com coisas do dia a dia, como por exemplo:

No processo de fotossíntese de uma planta, ela absorve luz e transforma em energia, esse processo é um processo químico e pode ser facilmente representado na seguinte equação:

6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 O2 + 6H2O
(gás carbônico e água se transformam em glicose, oxigênio e água)

Que tal trazer a química para a cozinha? A maioria das partes de cálculos da matéria são formadas por descrições que se assemelham a receitas de comida, como por exemplo, para fazer um brigadeiro, você deve usar uma lata de leite condensado, cinco colheres de achocolatado e uma de manteiga. Se você mexer na quantidade de componentes da receita, ela pode ficar sem gosto algum ou até mesmo com um gosto muito forte, assim como no processo químico, se você diminuir alguns dos “ingredientes” da reação, as coisas podem mudar e assim você deve aplicar de forma proporcional para todos os outros ingredientes a mesma quantidade que foi posta ou retirada da “receita”.

Além de relacionar a química com o seu dia a dia, você também precisa estar atento a todo o resto que envolve a matéria, sempre anotando os dados das questões, conhecendo a tabela periódica e o mais importante, PRATICANDO!

Aaaaaah, querem mais uma diquinha? Fiquem de olho nos filmes, existem diversos filmes e serie que tratam da química de forma efetiva, como em Homem Aranha 2, quando o Dr. Octopus precisa do Trítio, um elemento químico, para gerar energia para seu reator, ou até mesmo em Blade Runner quando a cidade esta totalmente poluída com chuva acida.

E ai? Tá mais facil saber como aprender química? espero que sim, e caso queira mais dicas de como estudar, que tal dar uma voltinha pela nossa pagina do MEM Responde? Lá você vai encontrar tudo que você precisa.