Saiba como focar nos estudos de forma eficaz

focar nos estudos

Olá medaholic, nós sabemos como as distrações são enormes, e você tem um sonho: cursar medicina, mas você precisa de ajuda, de várias na verdade, e uma delas pode ser de como focar nos estudos. E a melhores escolas médicas trouxe algumas dicas para você, então continue lendo essa matéria.

Focar nos estudos tem a ver com vários pontos que o aluno precisa considerar

O primeiro ponto que ajuda muito a não perder esse foco é ter a clareza do que você quer, o aluno que não sabe o que quer, ele tem a dificuldade em manter o ritmo e o foco nos estudos para aprendizado real.

Então se for daquela turma que não sabe o que quer, e vai estudar o que é mais difícil, e depois vai fazer uma escolha, provavelmente vai dar errado, é quase impossível manter o foco em uma coisa que você não sabe o que é.

Tenha mais clareza do que deseja, mais firmeza no plano de estudos, quem tem a definição clara, normalmente tem motivação para agir, sabe lidar melhor com as questões do dia-a-dia, persistência e superação para aprender e ser aprovado.

O foco é não desiste com facilidade, ter um nível bacana de resiliência, olhar para as dificuldades, respirar, analisar, aprender e seguir.

Redução do bem estar, o que é isso?

Ano de vestibular, é ano de abrir mão de algumas coisas, ela precisa ser encarada de uma forma leve, não colocar peso nisso, por exemplo: sair três vezes por semana, ir para balada sempre, não comparecer nos eventos familiares, fazer simulados domingo à tarde.

Tudo na vida tem ônus e bônus né?

Para quem tem essa certeza do objetivo, esse tipo de situação é encarada de uma maneira mais suave, e isso é um fator importante para manter o foco nos estudos.

Plano de estudos possível

Quando a rotina não é viável de ser seguida, rapidamente você entende que não é possível, a procrastinação cresce, e quando você afunda na procrastinação, você se distancia do seu objetivo.

Baixe aqui nosso planner de estudos!

Descanse

Tenha momentos de pausas, normalmente quando vc não faz essas pausas, você se cansa, e no cansaço vem a desmotivação, o que não queremos né? Lembre do seu foco: entrar numa escola médica, a jornada é longa, então o descanso é necessário.

Descanso não é perda de tempo na rotina de estudos, muito pelo contrário, é ganho de foco e energia para continuar na busca dos seus sonhos.

E como descansar? Fazer uma caminhada, se alongar, ler um livro relacionado a outro tema, assistir um filme, fazer nada, vale tudo haha, mas descanse.

Por falar em assistir filme, você já conferiu a nossa coluna do Medflix? Lá você encontra dicas de vários filmes com conteúdos bacanas, não tem spoiler, mas tem sinopse viu?

DICA BÔNUS PARA FOCAR NOS ESTUDOS:

Se liga no recado da Nutricionista Yasmin Costa! No vídeo ela te dá dicas de alimentos que vão te auxiliar a manter o foco, melhorar a memória, e já vou dando spoiler, pode incluir o chocolate viu? Quer saber como? Dá o play aqui nesse vídeo.