Sistema circulatório: Tudo que você precisa entender

Compartilhar:

Sistema circulatório

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Oi medaholic! Com certeza nos ultimos meses você já deve ter se rendido ao famoso “coraçãozinho coreano”, aquele que fazemos ao juntar o polegar e o indicador, exatamente assim:

E é sobre exatamente isso que vamos falar hoje, coração e o sistema cardiovascular.

Definição

sistema cardiovascular é um tanto quanto complexo, cabe dividi-lo em dois componentes para ter uma melhor compreensão. O sistema cardiovascular é composto por dois circuitos, o primeiro é o circuito pulmonar, já o segundo é o circuito sistêmico.

Uma das funções desse sistema é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.

Circulação sanguinea. Fonte: CEPA.

Fonte: CEPA

Circulação Pulmonar

O circuito pulmonar segue a sua própria lógica, sendo ela: o sangue é conduzido do coração até o pulmão e, logo após, volta ao coração. É pertinente ressaltar o caráter químico desse sangue nessa etapa da circulação, sendo caracterizado como venoso, ou seja, um sangue pobre em oxigênio.

Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão. Ao ocorrer essa ramificação, há uma diminuição no calibre dessas artérias, formando-se assim em artérias de pequeno calibre até os capilares que irão envolver os alvéolos pulmonares.

Nos alvéolos, ocorre um fenômeno importante que irá manter o sangue em uma condição propicia para o bom funcionamento dos sistemas, assim ocorrerá trocas gasosas (hematose), que se caracterizam pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar.

Por dentro da biologia e os impactos ambientais

Circulação Sisêmica

A circulação sistêmica ou grande circulação é um processo em que o sangue é levado do coração até os tecidos e, após isso, é levado novamente para o coração. Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta.

Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, por intermédio da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava.

É uma circulação que se caracteriza pela seguinte dinâmica: coração-tecido-coração, entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.

Da artéria aorta, partem ramos que irão irrigar o corpo inteiro. Nos capilares sanguíneos, irá ocorrer trocas gasosas com células do tecido, após isso, o sangue irá se tornar rico em gás carbônico. Após ocorrer essas trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior.

Sistema circulatório: Coração

O coração é um órgão muscular que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório. O sangue que flui no sistema circulatório fornece ao corpo oxigênio e alguns nutrientes e ajuda a eliminar resíduos metabólicos.

Anatomia do coração

O coração está localizado no mediastino, cerca de dois terços de sua massa está à esquerda da linha mediana. Tem a forma de um cone deitado de lado. Seu ápice é a parte inferior pontiaguda e sua base é a ampla parte superior.

Essa eficaz bomba fica recoberta por uma membrana, denominada pericárdio, que possui a função primordial de proteção contra choques mecânicos. Entre uma camada e outra do pericárdio encontra-se um líquido lubrificante, que reduz o atrito pericárdico entre as duas membranas.

Fisiologicamente e anatomicamente, o coração conta com 4 câmaras eficazes, duas delas são os ventrículos, o direito recebe sangue do átrio direito, já o ventrículo esquerdo bombeia o sangue oxigenado através da valva da aorta até a aorta.

O coração conta ainda com mais duas câmaras, os átrios: o direito recebe sangue da veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário por meio da atrioventricular direita. O átrio esquerdo recebe o sangue arterial (com O2) do pulmão conduzido pelas veias pulmonares.

Sistema circulatório: vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos em conjunto dão origem a uma rede de tubos que irão realizar o transporte do sangue pelo corpo. Esses tubos possuem algumas especificações que servem como fator diferencial, como por exemplo, eles têm diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico), constituindo o sistema cardiovascular ou circulatório.

Esses vasos possuem estruturas morfológicas que compõem a parede desses vasos, formada por três camadas ou comumente conhecida, como túnicas, são elas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia que é a camada mais externa.

As artérias são responsáveis por carrear o sangue a partir do coração, elas podem ser classificadas em 3 tipos, artérias elásticas, que são consideradas condutoras, artérias musculares, que são classificadas como distribuidoras, e as arteríolas.

As veias são vasos que transportam o sangue de volta para o coração. O início desse circuito inicia-se no retorno venoso, em que há a condução do sangue dos órgãos e tecidos de volta para o coração, na extremidade distal dos capilares, onde se iniciam pequenas vênulas. A partir disso, as vênulas lançam seu conteúdo em veias que vão aumentando o seu calibre e se tornando cada vez maiores.

Referências:

  1. BREIJE, T. C.; SORENSON, R. L. Histology guide: virtual histology laboratory. 2020. Disponível em: http://www.histologyguide.com/. Acesso em 04/05/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?