Sistema circulatório: Tudo que você precisa entender

Blog
Reading Time: 4 minutes

Oi medaholic! Com certeza nos ultimos meses você já deve ter se rendido ao famoso “coraçãozinho coreano”, aquele que fazemos ao juntar o polegar e o indicador, exatamente assim:

E é sobre exatamente isso que vamos falar hoje, coração e o sistema cardiovascular.

Definição

sistema cardiovascular é um tanto quanto complexo, cabe dividi-lo em dois componentes para ter uma melhor compreensão. O sistema cardiovascular é composto por dois circuitos, o primeiro é o circuito pulmonar, já o segundo é o circuito sistêmico.

Uma das funções desse sistema é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.

Circulação sanguinea. Fonte: CEPA.

Fonte: CEPA

Circulação Pulmonar

O circuito pulmonar segue a sua própria lógica, sendo ela: o sangue é conduzido do coração até o pulmão e, logo após, volta ao coração. É pertinente ressaltar o caráter químico desse sangue nessa etapa da circulação, sendo caracterizado como venoso, ou seja, um sangue pobre em oxigênio.

Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão. Ao ocorrer essa ramificação, há uma diminuição no calibre dessas artérias, formando-se assim em artérias de pequeno calibre até os capilares que irão envolver os alvéolos pulmonares.

Nos alvéolos, ocorre um fenômeno importante que irá manter o sangue em uma condição propicia para o bom funcionamento dos sistemas, assim ocorrerá trocas gasosas (hematose), que se caracterizam pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar.

Por dentro da biologia e os impactos ambientais

Circulação Sisêmica

A circulação sistêmica ou grande circulação é um processo em que o sangue é levado do coração até os tecidos e, após isso, é levado novamente para o coração. Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta.

Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, por intermédio da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava.

É uma circulação que se caracteriza pela seguinte dinâmica: coração-tecido-coração, entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.

Da artéria aorta, partem ramos que irão irrigar o corpo inteiro. Nos capilares sanguíneos, irá ocorrer trocas gasosas com células do tecido, após isso, o sangue irá se tornar rico em gás carbônico. Após ocorrer essas trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior.

Sistema circulatório: Coração

O coração é um órgão muscular que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório. O sangue que flui no sistema circulatório fornece ao corpo oxigênio e alguns nutrientes e ajuda a eliminar resíduos metabólicos.

Anatomia do coração

O coração está localizado no mediastino, cerca de dois terços de sua massa está à esquerda da linha mediana. Tem a forma de um cone deitado de lado. Seu ápice é a parte inferior pontiaguda e sua base é a ampla parte superior.

Essa eficaz bomba fica recoberta por uma membrana, denominada pericárdio, que possui a função primordial de proteção contra choques mecânicos. Entre uma camada e outra do pericárdio encontra-se um líquido lubrificante, que reduz o atrito pericárdico entre as duas membranas.

Fisiologicamente e anatomicamente, o coração conta com 4 câmaras eficazes, duas delas são os ventrículos, o direito recebe sangue do átrio direito, já o ventrículo esquerdo bombeia o sangue oxigenado através da valva da aorta até a aorta.

O coração conta ainda com mais duas câmaras, os átrios: o direito recebe sangue da veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário por meio da atrioventricular direita. O átrio esquerdo recebe o sangue arterial (com O2) do pulmão conduzido pelas veias pulmonares.

Sistema circulatório: vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos em conjunto dão origem a uma rede de tubos que irão realizar o transporte do sangue pelo corpo. Esses tubos possuem algumas especificações que servem como fator diferencial, como por exemplo, eles têm diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico), constituindo o sistema cardiovascular ou circulatório.

Esses vasos possuem estruturas morfológicas que compõem a parede desses vasos, formada por três camadas ou comumente conhecida, como túnicas, são elas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia que é a camada mais externa.

As artérias são responsáveis por carrear o sangue a partir do coração, elas podem ser classificadas em 3 tipos, artérias elásticas, que são consideradas condutoras, artérias musculares, que são classificadas como distribuidoras, e as arteríolas.

As veias são vasos que transportam o sangue de volta para o coração. O início desse circuito inicia-se no retorno venoso, em que há a condução do sangue dos órgãos e tecidos de volta para o coração, na extremidade distal dos capilares, onde se iniciam pequenas vênulas. A partir disso, as vênulas lançam seu conteúdo em veias que vão aumentando o seu calibre e se tornando cada vez maiores.

Referências:

  1. BREIJE, T. C.; SORENSON, R. L. Histology guide: virtual histology laboratory. 2020. Disponível em: http://www.histologyguide.com/. Acesso em 04/05/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Entenda sobre antiguidade clássica para o Enem

Blog

Apps que ajudam a aumentar sua produtividade

Sala de Espera

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA A MEDICINA – SALA DE ESPERA #18

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina