Teste vocacional: como escolher sua especialidade médica?

Nosso blog sempre traz artigos e notícias interessantes sobre escolas médicas, mas já se pegou pensando sobre qual residência médica seguir? O que um teste vocacional para escolher uma especialidade médica diria?

Muito provavelmente você já se pegou pensando nisso. Cursar medicina tem sido sonho cada vez mais buscado e concorrido, e não é difícil encontrar estudantes que já falam e são apaixonados por uma especialidade médica.

Se já existe alguma especialidade que lhe interessa, certamente, você já deve ter se perguntado como escolher a melhor escola médica para se tornar o que deseja, acertei?

Bom, neste post, vamos conversar sobre a carreira médica e quais testes vocacionais fazer, além de te mostrar algumas dicas de como escolher a especialidade médica dos seus sonhos! Vamos lá?

Por que fazer o teste vocacional?

Se você já está estudando para medicina e já tem uma ideia de que residência médica fazer, tenho uma ótima notícia: você já está um passo à frente pelo seu futuro! Saber e entender o que gosta é um dos primeiros passos antes de fazer um teste vocacional para especialidade médica. Essa é uma prática muito comum para escolher o caminho para o seu futuro, do ensino médio até a faculdade, ou até mesmo no mercado de trabalho. Nossas vocações podem ser percebidas quando notamos alguma afinidade ou aptidão para algo. Hoje em dia é muito comum “dar um google” para buscar mais informações sobre um assunto, mas muitas vezes um teste vocacional, quando bem orientado, também pode lhe ajudar!

Além disso, existem diversas ferramentas que podem lhe ajudar nessa tarefa – que não é nada simples.

Mesmo que você já se interesse por uma determinada área da medicina, ainda assim vale à pena fazer o teste vocacional para saber para quais outras áreas você possui afinidade ou até descobrir uma nova.

Você pode estar prestes a descobrir a especialidade médica que vai fazer você mergulhar de cabeça!

Afinal de contas, como escolher a especialidade médica ideal? ?

Temos que concordar aqui que é muito difícil escolher uma especialidade médica, já que existem diversas opções para residência médica. As especialidades que normalmente vêm à cabeça quando pensamos em carreira para seguir na medicina são: Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria e diversas outras.

Porém, ainda é preciso optar por uma especialidade, mas não será apenas o conhecimento sobre ela que nos fará escolhê-la, mas sobretudo o conhecimento de nós mesmos.

O primeiro passo para compreender o teste vocacional é saber que ele não é uma ferramenta infalível, mas que deve ser usado apenas como mais uma fonte de pesquisa.

O teste vocacional não é definitivo e possui uma linguagem mais pessoal, que normalmente traz perguntas sobre seu perfil profissional, interesses, entre outros temas.

Por isso, é muito importante responder às perguntas de forma atenta e fiel às suas aptidões, para que ele possa ser o mais útil possível para você. Alguns testes vocacionais de universidades especializadas  e que podem ser encontrados em Português são: – Teste do curso de Medicina da UFSC (gratuito) – Teste do WiDoctor (pago)

Existem alguns outros que são ainda mais completos, como o da Universidade da Virgínia (em inglês – o link tem apresentado algumas oscilações). Enfim, esses e outros testes vocacionais, podem lhe dar um norte nessa busca profissional. Vale lembrar que muitas áreas da medicina seguem em crescimento, como Medicina Esportiva, Oncologia, Cirurgia Plástica, entre outras. Então que tal considerar também fazer um teste vocacional direcionado para uma nova área? De fato, são infinitas possibilidades, como comentamos durante este artigo. Mas e aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre teste vocacional para especialidade médica?

Se você ainda tem dúvidas sobre especialidades, mas também para escolher a sua escola médica, que tal conhecer a nossa plataforma? Ela pode clarear ainda mais uma futura carreira médica de sucesso!

Uma resposta