Vale a pena cursar medicina no exterior?

O vestibular de medicina é o mais concorrido do brasil, dificultando a entrada de vários estudantes no curso tão sonhado, vale ressaltar que é difícil, mas não é impossível.

Porém, outros estudantes na busca de estudar o curso dos sonhos, procuram universidades em outros países para estudar medicina.

Bolívia, Paraguai e Argentina, são alguns dos destinos mais procurados por estudantes brasileiros que querem fazer medicina.  Você deve estar pensando?

Mas por quê cursar medicina no exterior?

Expandir barreias culturais

Sair da zona de conforto, explorar novos ares, novas experiências, são alguns aspectos que levam estudantes brasileiro a estudarem fora de seu país natal.

Como é o caso de Rafael Bezerra, 20 anos, estudante de medicina da Universidade Adventista del Plata, na província de Entre Rios na Argentina. Rafael passou em vários vestibulares aqui no Brasil, mas levou em consideração expandir seus horizontes. Outro fator para a mudança de país, foi a certeza da qualidade de ensino, já que sua irmã mais velha cursou medicina na UAP.

Conseguir aprovação numa escola médica

Esse deve ser o fator mais importante da escolha de estudar medicina no exterior, a aprovação.

Em alguns países na américa latina não precisa fazer vestibular para entrar na faculdade, em alguns casos você se inscreve, depois faz uma prova de eficiência para saber seu nível de aprendizado, e aí sim você começa seu curso.

Antes de ir, faça a pesquisa, como disse no início do texto, depende do lugar, e da universidade.

Custo de vida

Sabemos que o valor do curso de medicina no Brasil é um dos mais caros, porém nos países vizinhos, você pode fazer medicina em uma universidade particular com ticket médio entre 1.500, e 2.000 mil reais. Bem diferente daqui né?

Atualmente, um peso argentino equivale a 36 reais, dependendo do câmbio do dia, ou seja, o real é mais valorizado na Argentina, o que vale a pena para brasileiros estudarem lá. Porém outros pontos precisam ser levados em consideração, não é apenas o custo da mensalidade, os custos fixos, como aluguel, alimentação, transportes e gastos extras.

Algumas universidades, possuem hospedagem no campus, o que pode diminuir os custos.

Outro ponto importante: você passou em medicina em outro país, passou numa universidade pública, ou ganhou bolsas de estudos, massa! Mas e o custo com mudança? Deslocamento? Sabemos que passagem de avião não é barata, e sem contar na distância da família, dos amigos.

Idioma

Você domina outra língua além do português? Se sim, ótimo. Caso não domine, se você pensa em estudar fora, é melhor estudar o idioma do local que você quer ir.

Não dominar o idioma pode atrapalhar muito, tanto na convivência, quanto na hora de estudar. Imagine aula de anatomia em espanhol e você não sabem nem dizer “tudo bem?” hahaha rindo com respeito.

Validação do diploma

Quem te disse que seu curso no exterior não vai valer nada aqui no Brasil, está mentindo!

Você pode sim concluir seu curso lá fora, e quando retornar para o Brasil, você faz a prova de revalidação de diploma, é um pouco complexa, mas é possível sim! Tem que ficar atento ao calendário, e as requisitos. Tem matéria aqui no portal falando do Revalida.